Festival do Rio: JOE STRUMMER: O FUTURO ESTÁ PARA SER ESCRITO


A lista de músicos que ganham documentários aumenta com certa velocidade. Muitas bandas ganharam seus filmes como os Sex Pistols e os Ramones. Dessa vez o homenageado foi Joe Strummer, vocalista e guitarra do grupo inglês The Clash em Joe Strummer: O Futuro está para ser escrito que obviamente está em exibição no festival do Rio desse ano.
Curioso como Joe se isola dos músicos das outras bandas citadas. Joe é muito humano para ficar parado em um rótulo, mas levou consigo até o fim de sua vida o que o fez criar o Clash e seus trabalhos seguintes.

O filme tem um vasto arquivo de imagens importantíssimas e raras para os fãs de Joe. Entrevistas, imagens de arquivo pessoal, backstages e shows. A montagem do filme é inteligente, casando essas imagens com depoimentos de nomes de peso como Martin Scorsese, Jim Jarsmuch, Anthony Kieds, Steve Buscemi e Johnny Depp para citar alguns. Existe também inclusões de desenhos, animações ou imagens quando existe uma narração de Joe, algo que foi feito na íntegra no documentário Kurt Cobain - Retrato de uma Ausência, mas com uma leveza muito maior pois a vida de Joe não foi tão trágica quanto a vida do músico de Aberdeen. Semelhança nos dois existe pois Joe não conseguia lidar com o sucesso do Clash e volta e meia sabotava seus próprios projetos por suas crises emocionais, mas sempre soube ver o outro lado, mesmo com uma história conturbada.

Joe sempre foi libertário e não importava onde estava e com quem, sendo no rap, no ska, no reggae ou até mesmo no techno, oque Joe procurava era o que ele viveu no punk. Por muitas vezes andou contra o que a "cartilha" dizia e foi julgado, mas com o tempo entenderam o que Joe queria dizer.

Strummer cresceu no meio de uma salada étnica e seu sonho era ser rockeiro, influênciado pela música country americana e o documentário conta exatamente o processo de ascenção e queda do músico e a tentativa de reconstruir não apenas sua carreira após o Clash e suas férias que o rendeu uma breve carreira de ator, mas como músico junto com os Mescalleros e principalmente o que sempre esteve vivo em sua alma que parecia estar morto e algo que apenas ele poderia fazer, para ele e para todos os fãs da boa música.

★★★★

Joe Strummer: O Futuro esta para ser escrito (Joe Strummer: The Future is Unwritten, Inglaterra, 2007) de Julien Temple

3 comentários:

  1. Grande cara o Strummer!Eu vi gente saindo no meio da sessão (umas tres só), será que entraram no filme errado/E o Juliem Temple manda muito, ce viu o do Pistols? Muito bem feito!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de algumas músicas do Clash,mas não sei muito sobre o Strummer,fica a dica…Queria poder aproveitar esse Festival do Rio,mas essa reta final de estudos tá complicada.Bjo,aproveite!

    ResponderExcluir
  3. Eu queria tanto ter visto esse filme… nãos sei se terei outra oportunidade. Mas dessa vez não deu.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...