LAKE TAHOE


Com takes estáticos, Fernando Eimbcke pontua sentimentos expostos por moradores de um local tão estático como os seus planos em Lake Tahoe. Apesar do nome, o filme se passa no pequeno vilarejo de Yucatán, no México, abençoado por um belo céu azul e de arquitetura excêntrica, mas bucólico pela apatia vista nos rostos de seus moradores.

Após bater o carro em um poste, o garoto Juan vai atrás de alguma oficina que o ajude a reparar o veículo. Em pouco tempo, Juan é inserido em um grau de intimidade tão grande na vida dessas pessoas que a insegurança e constrangimento gerado o afasta de qualquer chance de ver o seu carro arrumado.

Para facilitar colagens artesanais das cenas, Fernando acaba saturando um só método de corte, utilizando lombadas com o som como o único elemento cênico. Claramente bebendo na fonte de Jim Jarmusch, ele demora em formar suas idéias, mas aos poucos solta sua câmera e com ela, um envolvimento maior com os habitantes deste vilarejo, sem deixar de coloca-los dentro de molduras .

Eles não parecem ter posse de nada, nem de suas vidas. Tudo pode ser doado ou emprestado. Seja pela carência afetiva ou desprendimento, o que eles fazem com Juan é levá-lo a refletir sobre sua passividade referente a decepções e perdas em sua vida. Para ele, que mora tão perto, sua realidade parece ser distante, apesar de manter características tão próximas, como a apatia. Após a perda do pai, Juan vê a mãe vegetar e o irmão acampar sozinho no quintal de casa. Esse amor cedido o leva a lugares que a entrega para o tempo haviam apagado.

Todos tentam ali de alguma forma se livrar do marasmo; seja com a religião, com o punk rock ou até mesmo com artes marciais para a fuga de ver a vida passar de maneira conformista. A metáfora de “Lake Tahoe” deixa isso mais claro, mostrando que existe um sonho, uma vontade de mudar, de aproveitar uma chance. E chegou a hora de Juan.

 
Lake Tahoe (Idem, México/Japão/EUA, 2008) de Fernando Eimbcke

Um comentário:

  1. Este "Lake Tahoe" é um título que só passei a conhecer agora. Parece ser um bom drama sobre recomeço, pelo que deu para notar.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...