VÍCIO FRENÉTICO

 

Em um tempo que seqüências e remakes dominam o mercado cinematográfico, o que levaria um mestre como Werner Herzog a entrar nesse time? A chance de fazer uma irônica desconstrução da decadência americana. Herzog arruma um meio de deixar o filme com marcas autorais, como movimentos de câmera nada sutis e planos criativos.

A decadência pode ser explicitamente americana, mas as críticas pingam em todos nós. A releitura de Vício Frenético (1992) é um retrato fiel de uma sociedade que arruma problemas para conseguir viver, que é viciada em vícios e que para se sentir livre tem que ser refém de algo ou alguém. Essa é a vida do policial corrupto Terence McDonagh, vivido por Nicolas Cage em forma que há muito tempo não se via. Terence tem em sua consciência o alerta de que vive no extremo, mas é fraco o bastante para lutar contra suas fraquezas.

Essa é a chance de Herzog colocar em cheque a hipocrisia e a integridade de uma nação sob a pele de um homem, sem fazer disso um dramalhão ou adotar as características de um thriller; O diretor prefere a linearidade, utilizando a câmera como voyeur de um triste cotidiano, aproveitando as aventuras lisérgicas do policial de forma surreal.

Mesmo com todos os anseios de fuga de linguagem e aspectos técnicos batidos, Vício Frenético tem em suas entranhas todos os clichês de filmes de ação. Seja lá qual for a intenção de Herzog em mantê-los, o frescor de uma releitura é trocada por redundantes e previsíveis seqüências em certos momentos.

★★★★
Vício Frenético (The Bad Lieutenant: Port of Call - New Orleans, EUA, 2009) de Werner Herzog

7 comentários:

  1. eu achei brilhante, só perde um pouco a força se comparado ao do ferrara. mas como é q tu achou previsível?? digo, poucas coisas são menos previsíveis do que um filme em que uma alma aparece dançando.

    ResponderExcluir
  2. Estou bem curioso, mas antes vou procurar o filme original.

    ResponderExcluir
  3. Um filme OK que por algum motivo vem sendo muito elogiado.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que ouvi falar de Vício Frenético, não tenho a mínima vontade de ver. Além do mais, o Nicolas Cage não atua em filmes bons há quanto tempo? Muito tempo. Passo longe desse aí.

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Alexsandro Vasconcelos, pelo o que você ouviu falar por ai, pode ser, mas pelo o que você (ESPERO) tenha lido aqui, "Vício Frenético" é um bom filme. Lamento por você passar longe de um filme Werner Herzog.

    ResponderExcluir
  6. Ah, nada a ver isso que você falou no último parágrafo. xD Brincadeira. Mas não me lembro de nada disso não. Eu gostei bastante, me diverti muito e me surpreendi com Cage. E com Herzog, já que não tinha visto nada dele. É, eu sei, um absurdo.

    []s!

    ResponderExcluir
  7. Oh Eva, just keeps getting hotter

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...