O SEGREDO DE SEUS OLHOS

 

Alguns eventos são devastadores em nossas vidas. Deixam tantos rastros que por vezes é impossível viver o presente. Mas para deixarmos o passado literalmente para trás, enfrentar seus fantasmas seja a melhor maneira. A premissa que O Segredo de Seus Olhos carregava era de um filme sobre um acerto de contas, mas ao fragmentar o tempo na narrativa não apenas para registrar a redenção de um homem, mas para discutir leis e valores dentro de um thriller, a adaptação do romance de Eduardo Sacheri ganha novas interpretações.

O diretor Juan José Campanella bebe da decadência característica dos personagens dos filmes noir e do ritmo de filmes de ação americanos para traçar uma trama completa e claustrofóbica. Nela, a pena de morte é citada em alguns momentos, mas é atrelada a cada quadro do filme que também discute o abismo entre as palavras “existência” e “vivência” com bons diálogos e movimentos de câmera precisos.

Mas Campanella se importou apenas com o lado ativo. Por isso, O Segredo de Seus Olhos é um filme que se preocupa em condensar ritmo e intensidade dramática, com subtexto pesado, mas não menos instigante que o thriller que digerimos. Para viver, passamos por momentos extremos, intensos, onde tomamos decisões precipitadas e colhemos seus frutos. Existe o tempo para o arrependimento e a busca de um novo caminho, para outros, a existência torna-se um martírio por viver cativo das conseqüências de seus atos.

Em certo momento do filme, a torcida grita “academia” diversas vezes em um estádio de futebol, já profetizando a indicação do filme ao prêmio de melhor filme estrangeiro na cerimônia do Oscar. Coincidência ou não, o filme tem tudo que a academia gosta: é um filme que agrada a quem digere uma obra aos poucos de forma contemplativa (por enriquecer o subtexto e suas tramas paralelas) e também aqueles que procuram um filme como uma diversão escapista (um thriller bem amarrado e romanceado). Pena, que no meio do caminho, havia uma fita branca...

O Segredo de Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos, Argentina/Espanha, 2009) de Juan José Campanella

5 comentários:

  1. Acho o filme um dos melhores exemplares do cinema latino nesses últimos anos, mesmo não tendo acompanhado tanto quanto queria. Não vejo A Fita Branca muito superior, seu Oscar é quase certo, mas acho que tanto o alemão, quanto o argentino e o francês possuem níveis altíssimos. Ótima briga. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Assim você me obriga a ver "O visitante" pra entender a "comparação", rs

    ResponderExcluir
  3. E o que é pior. Acaba por instigar o já instigado: ver Fita Branca.

    24hs é pouco quando o cinema tá recheado de coisa boa...

    ResponderExcluir
  4. Um filme que foi me conquistando aos poucos até chegar num final emocionante. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  5. Não sei se é porque assisti em um puta mau humor, com sono e querendo fazer xixi.. mas tava doida pro filme acabar e sair da sala de cinema. se tivesse mais 10 minutos de filme acho que eu não teria aguentado. o amor dos casal central não me convenceu, não achei a menina com aquela beleza estonteante que eles tentam convencer, alias, soa que ela não mereceu morrer por causa da aparencia, frisaram demais isso o filme inteiro. e claro, já pro final "surpreendente", achei um old boy levinho e latino. daria 3 estrelas pra fazer caridade.

    eu sei, tenho que rever com o coração aberto porque todo mundo fala muito bem do filme, não é possível que seja tudo isso de ruim, hahahaha.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...