O PROFETA

 

Vencedor de diversos prêmios incluindo Cannes e BAFTA e com a indicação de melhor filme estrangeiro no Oscar, Jacques Audiard utiliza como base de O Profeta um princípio utilizado com certa demasia pelo cinema francês, que é construir um estado de espírito através de metáforas. Neste caso, em um filme de máfia. Todo tempo passado pelo jovem Malik El Djebena na prisão é composto por uma atmosfera tensa, com céu sempre cinza e luzes frias, no geral. Malik foi condenado a seis anos de prisão e a câmera de Jacques Audiard é testemunha do processo de ascensão de um homem dentro de um complexo esquema de máfias regida pelo tráfico de drogas e trocas de favores.

Num sistema carcerário comandado pela relação sempre em ebulição entre franceses e árabes, Malik tem total liberdade e sabedoria para gozar da miscigenação em seu sangue. Com ajuda da nem sempre linear narrativa, a posição do rapaz em relação à prisão e seus traumas são registradas pelas conseqüências. Ele faz as vontades de seu “chefe” e elabora planos para seu próprio sucesso enquanto Audiard dispara analogias a questões religiosas, políticas e existenciais que servem como pilares para a construção do citado estado de espírito. Junto disto, a personalidade do protagonista é construída entre a total inocência e o brutal uso do instinto animal.

Malik é o profeta por anunciar as “boas novas” para seus companheiros, mas também sabe ser o Judas em momentos apropriados, rendendo explosivas sequências de ação comandadas com primor por Audiard, provavelmente o ponto alto do filme. Mas todos esses ensaios religiosos, políticos e etc. não se expandem o suficiente para considerarmos O Profeta um filme sobre mafiosos, que segue a risca a cartilha para personagens deste porte. É sim, um filme sobre a tensão de viver em uma realidade imposta por costumes e valores ultrapassados.

O Profeta (Un Prophète, França, 2009) de Jacques Audiard

2 comentários:

  1. Tudo sobre esse filme fascina. Quero muito ver, aliás, como os filmes anteriores de Audiard.

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita curiosidade, acho que vou gostar bastante.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...