O ASSASSINO SENTIMENTAL DE MÁQUINAS

tses_still13_1 

A narrativa de O Assassino Sentimental de Máquinas é fragmentada ao extremo a ponto do último ato completo exija atenção redobrada. Mas não é o aspecto mais importante do debut de Omar Rodriguez-Lopez, líder do grupo The Mars Volta na direção. O Assassino Sentimental de Máquinas é uma experiência sensorial, onde figuras de linguagem, unem-se para criar as possibilidades do sonho e traumas, acopladas a já citada frenética edição transformam a grande crise existencial de Barlam, um jovem que não suporta o peso de uma cartilha comportamental adolescente numa viagem abstrata e extremamente envolvente.

Os questionamentos de Barlam se desdobram em um quadro que elimina dicotomias e uma lógica interpretativa. Na pulsante mente do garoto está a relação quase incestuosa com a irmã, a religião, a inativa vida sexual, o abandono dos pais e carrinhos em miniatura. A insegurança e a postura inerente à pressão de amigos, aos poucos entrega distúrbios ou simplesmente a permissão para que Barlam exerça o livre-arbítrio. A interpretação é nossa. O quadro é pintado pelas nossas mãos.

Omar Rodriguez-Lopez entrega um filme pulgente, que insere conflitos comuns da adolescência e despacha clichês. Dentro desta experiência há espaço para interpretar, desconstruir e quem sabe, ter alguma conclusão sobre a verdade do protagonista.

O Assassino Sentimental de Máquinas (The Sentimental Engine Slayer, México/EUA, 2010) de Omar Rodriguez-Lopez

5 comentários:

  1. Desconheço o filme por completo.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço mas a crítica abriu-me o interesse. onde se pode ver/encontrar esse filme?

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar, nem do filme, nem dos envolvidos. Graças aos céus existem pessoas com curiosidade e gosto, ajudam as outras a descobrir essas pérolas em potencial.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, para falar a verdade. Gosto de conhecer coisas novas por aqui. Agora é encontrar, uma jornada.

    ResponderExcluir

  5. Uma pena, não consegui assistir. Será que vai entrar na programação da Mostra Internacional?

    Omar Rodriguez é o cara. Pelo menos vou ao show do The Mars Volta!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...