CISNE NEGRO


A intensidade com que Darren Aronofsky rege a transformação do belo em trágico através da literal metamorfose do artista em arte utilizando aspectos distintos e aparentemente sem encaixe coroam o choque em Cisne Negro.

Aronofsky está à procura da representação do abstrato, do caótico, da interminável guerra da autodestrutiva mente de Nina (Natalie Portman), seja nas imagéticas metáforas - onde boa parte delas acopla elementos do suspense e até mesmo do gore – ou na decupagem de seus planos, que praticamente coreografa sequências de câmera na mão e planos mais abertos, como se cada cena guardasse seu momento de bonança e tempestade.

O balé, fonte de inspiração do roteiro originalmente escrito por Andrez Heinz, justifica tamanha distinção de elementos usados pelo diretor. É possível compilar cenas tensas, fortes com a sutileza dos passos de “O Lago dos Cisnes”. O rito de passagem do cisne branco para o cisne negro requer calos, dor, descobertas, decepções e a chance para o recomeço.

Justamente neste ponto que Cisne Negro se transforma em campo de qualquer possibilidade, do belo, do grotesco, de saídas tacanhas ou geniais dependendo de sua interpretação. A graça é essa. Interagir dinamicamente com o improvável.

Cisne Negro (Black Swan, EUA, 2010) de Darren Aronofsky

9 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkfoi ile1rio esse post,ne3o vou assistir ente3o,como se eu cgiseounsse assistir algo depois que o davi nasceu..kkkk ameiiiiiiii teu blog , tua filha e9 uma princesa, amiga sou de santana do livramento , mas to morando em sao leopoldo, vou fazer a festinha do davi la, pois o pessoal nao tem como vir…que bom ter uma amiga blogueira aqui pertinho..bjusss

    ResponderExcluir
  2. Sim, pode ser produto. Não tenho absolutamente nada contra ter dinheiro e interesses mercadológicos envolvidos, desde que não desvirtue a essência do objeto de troca. Os produtos são afetados por uma tendência a vulgarização, mas não necessáriamente têm que ser vulgar. O Cisne Negro é um caso que foge a regra.

    ResponderExcluir
  3. Achei impressionante como o Darren fez um filme praticamente preto e branco – como se vê na direção de arte e fotografia e figurino -, predominado por uma oposição dessa cores e da imagem refletida e fragmentada. E isso deixou a experiência muito mais interessante, como uma forma de materializar aquela obsessão da Nina. Adorei o filme, daqueles que a gente fica sem saber o que fazer quando acaba, muito intenso. Quero assistir de novo, uma vez não bastou.
    O bom de vir aqui é não me deparar com um texto genérico sobre um filme. Legal, pedro.
    []s!

    ResponderExcluir
  4. De certa forma, a arte, no caso o balé, é uma forma de diálogo sincero com o mundo. Ela Se não for sincera, é produto. E a técnica, a forma, por sí só, não sustenta a atividade enquanto arte. Me parece que o filme discute, usando a arte, o quanto você tem que se descobrir e abrir caminhos dentro do seu ser, para ter uma relação completa com as coisas. Se a Nina se fecha nela mesma, não seria artista nem uma pessoa completa nunca. Afinal, a apresentação não se restringia ao Cisne Branco. Pra superar qualquer coisa na vida, temos que nos permitir enfrentar um lado aparentemente negro. A arte nada mais é do que uma materialização da vida. Você vê outra interpretação ou intenção muito diferente dessa no filme, Pedrinho? abc, garoto. o site tá demais.

    ResponderExcluir
  5. O culto a forma é presentear alguém com algo roubado do quarto do aniversariante. A vontade de satisfazer é nobre, mas o eterno retorno do agradecimento faz de todos prisioneiros em liberdade condicional do artifício. A chave da sua cadeia é seu inimigo oculto. Um quarto negro que você nunca esteve antes. É escuro, causa esbarrões, que trazem hematomas. Mas você vai sentir o seu corpo doer ao tatear os objetos. É preciso sentir os contornos pra achar algo belo, digno se der entregue ao próximo. E no dia da troca dos presentes, você vai conseguir ver onde estão o hematoma, descobrir que foi causado pela quina de uma mesa, e se surpreender com com a escolha Quem receber vai ficar com ele, não tem loja pra fazer a troca. Cisne Negro mostra que não se conhece a vida olhando pro espelho, tem que tatear a dor no escuro.

    ResponderExcluir
  6. Direção e edição à parte, Natalie deu um show de dupla identidade. A fragilidade do cisne branco de Nina quase me fez esquecer todas as personagens fortes e temperamentais que tinha feito anteriormente.
    Não dá pra deixar de falar de como usar efeitos de forma inteligente e sem clichês, misturando o drama ao suspense e ao surrealismo.
    Adoro ficar confusa e o filme conseguiu fazer isso comigo.
    Mas confesso estar bem dividida em meu favoritismo entre "Inverno da Alma" e "Cisne Negro", entre Natalie e a jovem Jennifer… como quase sempre eu durmo frustrada com os resultados do Oscar… rs

    ResponderExcluir
  7. Pretendo ver o filme antes de falar qualquer coisa. MAS, como realmente não consigo permanecer calada, espero que a atuação da Nat (Natalie Portman para os menos íntimos) me deixa de boca aberta, assim como sua beleza

    ResponderExcluir

  8. Um filme que, infelizmente, não é o favorito da Academia e provavelmente perderá para o insosso 'A Rede Social' mas que, para mim, é o melhor filme da época. É perturbador, insano, genial... é Aronofsky e sabemos que todo gênio é incompreendido em seu tempo. E sabemos também que nem sempre os filmes premiados pelo Oscar são os mais memoráveis.

    É filme de arte, nem todos compreenderão, embora atualmente a moda seja gostar do bizarro e muitos se agarraram ao longa pela protagonista queridinha.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...