11 FILMES PARA 2011

Findada a época do Oscar, a garantia de bons filmes nos cinemas já não é mais a mesma (não que o Oscar signifique qualidade constante, mas enfim...). Não temos total certeza da grandiosidade destas obras, mas alimentamos grande expectativa por elas. Por isso, listamos 11 filmes para 2011:

THE GRANDMASTERS 

Wong Kar-Wai conta a história do mestre de Bruce Lee e vai de encontro à sua filmografia de temas - em sua maioria - introspectivos. Isto só aumenta a curiosidade pela abordagem de The Grandmasters.

DRIVE 

Nicolas Winding Refn tem feito filmes maravilhosos nos últimos anos. Por aqui, eles foram ignorados, inclusive em festivais. Drive conta Ryan Gosling, Carey Mulligan e Ron Perlman no elenco e marca a estréia de Refn no “mainstream”, já que o roteiro foi produzido para Neil Marshall para Hugh Jackman protagonizar. O longa é baseado no livro homônimo de James Sallis.

 O PALHAÇO 

Selton Mello volta à direção de um longa-metragem numa história sobre um artista circense em conflitos existenciais, numa espécie de espelho do diretor que durante as filmagens estava em crise profissional. No elenco, estão Paulo José e o próprio Selton, que garante que o filme é mais metafórico do que autobiográfico. Dessa vez, o diretor não colocou o cinema argentino ou John Cassavetes como suas influências e escolheu Oscarito e Didi Mocó como norte para fazer um filme “solar”.

the tree of life terrence malick brad pitt
A ÁRVORE DA VIDA

Este é um caso que a demora cria mais expectativa do que outra coisa. Foram muitos anos de espera até o primeiro teaser aparecer na rede. E os poucos minutos dele já foram suficientes para compensar toda ansiedade. A Árvore da Vida tem a peculiar estética de Terrence Malick. No elenco, Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chanstain.

i'm still here drugs casey affleck joaquin phoenix
I’M STILL HERE

Chamem de oportunismo, de loucura, de cara-de-pau, do que quiser. Mas quem não ficou com vontade de ver esse documentário dirigido por Casey Affleck sobre a decadência-proeza de Joaquin Phoenix? Cenas de sexo explícito e uso de drogas compõem esse quadro de intensa entrega ao sensacionalismo.

ON THE ROAD

Walter Salles adapta o livro homônimo de Jack Kerouac com Sami Riley, Steve Buscemi, Amy Adams, Viggo Mortensen, Garrett Hedlund, e a queridinha teen Kristen Sterwart no elenco. A expectativa aumentou com as belíssimas imagens divulgadas.


red state terror kevin smith sundance
RED STATE 

Recentemente, Kevin Smith socou a mesa e comprou a distribuição de seu próprio filme durante o Festival de Sundance. Red State marca sua primeira aventura num gênero senão a comédia e completa a atitude DIY com exibições itinerantes pelos Estados Unidos. Talvez ele esteja desesperado por um sentimento abandonado em O Balconista de 1994. O filme que mais parece um protesto revestido de suspense conta a história de um grupo de cristãos que ao encontrar jovens promíscuos num estacionamento sofrem ataques, digamos, paranormais.

the future miranda july indie
THE FUTURE 

Miranda July finalmente volta à direção após Eu, Você e Todos Nós de 2005. The Future foi ovacionado em Sundance mesmo sem grandes mudanças em comparação ao seu primeiro filme. Mas é dada a hora de termos um norte para sua filmografia.

melancholia melancolia lars von trier
MELANCOLIA
Um filme de Lars Von Trier com esse nome já basta...

os residentes berlinale tiago mata machado
OS RESIDENTES
As frequentes comparações ao filme de Tiago Mata Machado a Jean-Luc Godard chegaram a irritar o diretor, temoroso por novas comparações em seus próximos filmes. Tudo durante o Festival de Brasília, quando Tiago comentou que havia feito uma tese sobre o diretor francês. Convenhamos, tal ligação só aumenta a curiosidade de quem não estava na Mostra de Cinema de Tiradentes, onde Os Residentes foi grande vencedor.

riscado gustavo pizzi festival do rio
RISCADO

Destaque do Festival do Rio do ano passado, o filme de Gustavo Pizzi foi o grande vencedor do troféu "boca a boca", pois a cada exibição, mais comentários positivos surgiam sobre o filme que narra a história de Bianca, atriz que espera sua carreira deslanchar em algum momento de sorte. Quando finalmente consegue, o diretor a obriga a enfrentar os próprios demônios em seu tão sonhado papel.

5 comentários:

  1. A expectativa é boa em relação a esta lista de novos filmes, a questão é esperar a oportunidade para conferir.

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Gostei basatnte da lista...Pelo que vi nos outros blogs e sites só nos 2 gostamos de As melhores coisas do mundo (risos).Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ansioso demais para o novo do Terrence Malick

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Gostei muito do espaço que criou...

    Posso te add em meus links na lateral de meu blog?

    Já estou seguindo!

    Um abraço,

    Kleber
    oteatrodavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Se a lista fosse composta apenas por "Melancholia" já seria suficiente. Estou LOUCO para desvendar o que Lars von Trier aprontará desta vez. Estou otimista que esta obra provocará o mesmo impacto que "Dogville".

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...