SUCKER PUNCH - MUNDO SURREAL


Pelo histórico, Zack Snyder é um cineasta fetichista pelo imagético. Em Sucker Punch – Mundo Surreal, o diretor leva seu ode ao extremo, transformando o longa num exercício ilustrativo, dispensando a priori dos gibis: é preciso manter conteúdo e narrativa no mesmo patamar do impacto visual.

Nos primeiros minutos do filme, o texto justifica o surrealismo imposto mais pela pretensão visual ao conteúdo. De fato, Sucker Punch é um espetáculo estético que abraça a multiplicidade de possibilidades de um filme que se passa num centro de tratamento psiquiátrico. E lá está o maior clichê: para fugir das garras do grande vilão (o dono do centro, logicamente), Babydoll e suas companheiras figuram memoráveis sequências de ação regidas por canções pop e ilustradas detalhadamente pela tecnologia com cortes que remetem aos quadrinhos.

Na obsessão estética, Snyder dispensa conflitos ou o estudo do âmago de suas personagens, buscando apenas um bom motivo para inserir as longas sequências de ação ambientadas em temáticas clássicas do cinema: medieval, futurista, oriental e a segunda guerra mundial. Usando sempre o mesmo método para pontuar tais sequências – que revelam a pobreza do roteiro -, Sucker Punch vai ofegante à resolução, aproximando o texto ao lírico após o caos visual construído em duas horas. Tarde demais.

Sucker Punch - Mundo Surreal (Sucker Punch, EUA/Canadá, 2011) de Zack Snyder

5 comentários:

  1. Snyder é um cineasta interessante e frustrante. Acho que o único filme em que ele conseguiu casar estilo com substância de maneira satisfatória foi em WATCHMEN. Esse SUCKER PUNCH parece apenas excessivo.

    ResponderExcluir
  2. Bom, como sou tentado a assistir mulheres em filmes de ação provavelmente tentarei assistir este filme nos cinemas, talvez neste próximo sábado. Eu não gosto de "300" e "Madrugada dos Mortos", mas acho que o Zack Snyder se saiu bem nos seus dois últimos filmes, apesar de alguns excessos. Se ao menos é um deleite para os olhos, o valor do ingresso não deverá ser mal investido.

    ResponderExcluir
  3. Ouvi alguém chamar o filme de "Crepúsculo para meninos" – é?

    ResponderExcluir
  4. Bem o filme não esta sendo bem recebido, demos 4,5 pra ele

    ResponderExcluir
  5. Adorei o filme! Tu és um chato! =P

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...