TRANSCENDENDO LYNCH


Apresentado como diário de turnê de divulgação do livro Em Águas Profundas, o documentário Transcendendo Lynch aborda de maneira dicotômica a exposição do cineasta David Lynch durante sua passagem pelo Brasil. Em suas palestras, o diretor de Cidade dos Sonhos e Veludo Azul mostra-se interessado em pregar uma nova interpretação de nossas rotinas através da meditação transcendental. Por outro lado, ele inevitavelmente passa por um teste de fogo contra seu estilo de vida ao repetir infinitamente ações como assinar livros, cumprimentar e tirar fotos com seus fãs. Lynch rapidamente se torna objeto de estudo no confronto da representação contra o conteúdo.

A abordagem dos fãs é de intimidade, bruscamente interrompida por um segurança ou agente. O que de fato interessa a eles e agora aos espectadores na sala de cinema é a relação de Lynch com os enigmas e abordagens líricas sempre presente em seus filmes. O diretor Marcos Andrade soube como inserir tal conteúdo dentro da proposta por questão de ritmo, já que automaticamente Lynch contorna estas questões e quase sempre volta ao tema que lhe interessa, o usando como suporte e espelho para boa parte das perguntas sobre sua filmografia.

Transcendendo Lynch mostra-se um trabalho preocupado com a estética. Se a decupagem mergulha nos gestos do diretor americano e de seus assessores, Andrade não utiliza imagens de arquivo ou cenas de filmes e adota citações imagéticas com alguns cacoetes característicos de Lynch em seus filmes, incluindo uma cena em que o protagonista vira cobaia de uma reconstituição. Nesta aposta, algumas sequências saturam pela duração, porém não interferem na experiência que não se apóia unicamente na cativante figura de seu protagonista, mas que ousa lírica e esticamente.

Transcendendo Lynch (Idem, Brasil, 2009) de Marcos Andrade

Um comentário:

  1. Lynch é um dos diretores que mais gosto, mas essa atitude de sair pregando a nobreza da meditação transcedental mundo afora, e ainda tem escrito um livro (muito ruim, diga-se) sobre o assunto, está mais para favor cumprido para alguém que ele devia muito dinheiro. Achei uma chatice essa fase, portanto não sei mesmo o que esperar desse documentário. Verei por curiosidade mesmo.

    abs

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...