2 COELHOS


O debut diretorial de Afonso Poyart coloca a experiência diante da questão da identidade. Explicitamente apoiado na linguagem de videoclipes e de filmes publicitários, Poyart dá ao seu filme o frenesi do corte e o efeito didático de ilustrações produzidas unicamente para o deleite visual, enquanto a trama – o plano de Edgar (Fernando Alves Pinto) de colocar criminosos e corruptos em colisão –, agarrada a velocidade obrigatória e gerencial dos tempos atuais, consegue mais alarde por sua matéria prima. Afinal, erroneamente, ser rápido significa ser moderno.

Nomes como Zack Snyder (Sucker Punch – Mundo Surreal), Mark Neveldine (Adrenalina), Brian Taylor (Adrenalina), Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios) e Guy Ritchie (Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras) servem de parâmetro, mas ao contrário de filmes destes diretores, o longa de Poyart tem desenvolvimento em blocos: a narração em off é o único elemento capaz de uní-los. 2 Coelhos acerta ao flertar com o humor – outra tendência “moderna” que dilui a seriedade do tema, posicionam os personagens como antagonistas e se firma como a única proximidade com a identidade nacional.

Este é o maior acerto do filme e possibilita o raio-X dos personagens a partir desta idéia – mesmo que os estereotipando. A narrativa rocambolesca luta para condensar o cotidiano da capital paulista e lembrar que acima da rotina existe uma a teia de corrupção que nos atinge diretamente. Porém, 2 Coelhos não deixa claro ao que veio: o fetichismo visual não é aliado direto da suposta versatilidade do roteiro. Mesmo sendo carro-chefe do filme, ele é motivo de saturação e não de suporte narrativo e  muito menos do panfletarismo sugerido.

★★
2 Coelhos (Idem, Brasil, 2011) de Afonso Poyart

5 comentários:

  1. O final não fez o menor sentido e o filme deixa enormes buracos/falhas no roteiro. Pode até ter sido genial nas sacadas com os efeitos especiais, mas neste caso não cobriu a falha do roteiro. Nada faz sentido e no fim o roteiro usa argumentos simples para escapar de situações complexas demais. Não curti.

    ResponderExcluir
  2. Muita coisa mal explicada no roteiro. Perguntinha: quem é o protagonista do filme?

    ResponderExcluir
  3. O melhor filme do ano, com certeza! O final é o melhor, recomendadíssimo; claro, precisa ter um pouco de inteligência, o filme chama o espectador à pensar, várias vezes, e a raciocinar sobre o que realmente as pessoas querem e o que elas pensam. O diretor soube muito bem escalar os atores, que por sinal são excelentes. Assistirei novamente para sacar as pegadinhas e claro o DVD já esta garantido.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que apelaram pra violência, mesmo que psicológica, e o roteiro deixa muitos furos. Um exemplo: como o Edgar iria pegar o dinheiro da mala se ela simplesmente expoldiria quando o deputado se aproximasse dela? Outro: como a Julia sabia do esquema do chip de afastamento se ela ao menos sabia da existência do chip de aproximação? Outra: o personagem do Caco Ciocler sabia que no final ficaria com a Julia? E mesmo assim aceitou que ela fosse namorada do Edgar? Enfim, achei meio mirabolante o roteiro, que encontrou saídas muito fáceis para situações complexas. Como uma gangue inteira armada até os dentes se infiltra numa suíte presidencial? Enfim, vale a pena ver, mas rolou uma pretensão aí na parada. E a atuação da Alessandra Negrini não está boa, ela parece não ter se encontrado no papel. Sua atuação não condiz com uma promotora pública, que lida com casos e pessoas dos mais diversos. Parece uma adolescente. Sei lá, esperava mais…

    ResponderExcluir
  5. Tudo caminhava bem, mas não gostei do final…nem um pouco

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...