DRIVE


Drive revitaliza o cinema de ação oitentista utilizando as mesmas abordagens e motivações para seu anti-herói, vivido por Ryan Gosling. Trata-se de um exercício estilístico do dinamarquês Nicolas Winding Refn que se desassocia da dureza da trilogia Pusher e de Bleeder para realizar um filme tipicamente americano, ainda que siga a cartilha (na ordem: plástica, antli-clima, texto) de seu último filme, o brilhante O Guerreiro Silencioso.

A congruência da brutalidade que o gênero pede ao multifoco narrativo está na posição adotada pela câmera de Refn – sempre coadjuvante e tangente ao espetáculo visual – que constrói uma constante (tensão + plástica) que é quebrada pela relação do protagonista aos seus conflitos internos, mas que é retomada com a trilha sonora condensada ou a exposição destes conflitos pelo choque da conversão deste em um homem frio.

Composto por diversas referências (Taxi Driver é a maior delas), Drive faz oposição à complexidades, mas dá importância aos detalhes que são dissolvidos pela excelência de seu diretor, que transforma em harmonia o encontro da aura angustiante à estética moderna. Justifica o prêmio de melhor diretor no último Festival de Cannes.


Drive (Idem, EUA, 2011) de Nicolas Winding Refn

2 comentários:

  1. Esse filme foi a surpresa boa de 2011. Fez muita falta nessa última edição do Oscar.

    ResponderExcluir
  2. MELHOR FILME DE 2011!!!!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...