ELLES


Um filme de associações. Elles equipara o desejo de liberdade da jornalista e socialite Anne (Juliette Binoche) com a família em cacos e a vida utópica criada pela protagonista em relação ao objeto de estudo para uma matéria: mulheres que trabalham como acompanhantes para pagar a faculdade.

Sem estrutura narrativa concreta, a diretora Malgorzata Szumowska transmite o sentimento de perfeição da constituição familiar para sua antítese (a caótica rotina de ligações, submissões e mentiras das garotas) e equivale, sem julgamentos, à auto-análise de Anne e subseqüentes conflitos. Szumowska acerta ao deixar Anne só, alimentando um monstro que reflete em feridas do acaso.

O tropeço de Elles está justamente em seu desenho – reconstituições, depoimentos e devaneios desordenados dão o tom necessário para fazermos o raio-X de Anne, porém, o filme perde em ritmo. O raciocínio de Szumowska é de transcender Anne e amplificar seu conflito como registro de um tempo. Bem sucedido, mesmo com claras irregularidades.


Elles (Idem, França/Polônia/Alemanha, 2011) de Malgorzata Szumowska

Um comentário:

  1. Embora a história tenha me atraído, a única referência que tenho para ver este filme é mesmo a presença da Juliette Binoche. Com essa daí, eu vejo qualquer coisa!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...