O MOINHO E A CRUZ


Englobar formatos de linguagem e dispositivos como a pintura, literatura e cinema pode ser o chamariz de O Moinho e a Cruz, porém, comentar seu impacto visual e a boa congruência destas vias num puro tour de force é pura redundância.  Seu minucioso estudo estético envolve planos e movimentos de câmera, figurino e mise en scène a favor do quadro, do enquadramento, do olhar do diretor, antes mesmo do público que consumirá a obra com abordagens e críticas como diálogo maior do filme.

Impressiona que o fetiche de Lech Majewski pela via crucis em outros filmes como Gospel According to Harry e Angelus ainda aflore analogias contemporâneas e poéticas o bastante para o choque. Para narrar a composição do quadro de 1564 The Procession to Calvary de Piter Bruegel , Majewski dá foco ao autor: suas motivações, o que circunda a pintura, suas idéias de posição de personagens e sugestões para os espectadores enquanto humaniza e enaltece todo lado sobrenatural que marcam as últimas horas de Jesus Cristo com pouquíssimos diálogos. A maioria em tom narrativo pelo pintor.

O ambiente, que se divide em melancólico e leve – como a passagem de Jesus – dá o tom necessário para o filme; Maria, mãe do Redentor, é a maior antítese em relação ao sensacionalismo melodramático. Sofre como uma mãe real, assim como Deus, um pai que se entristece sem o ranço religioso dado por homens. Uma tentativa frustrada de romancear o que é composto por vísceras. É necessário lembrar que são poucos os momentos que Majewski respira no espaço fílmico. Tudo parece apertado pela fronteira da moldura, onde seus personagens são alegorias, colunas, articulações. Um resgate angustiante e onírico à função da temporalidade na ação (aqui o tempo se faz maior que a ação literal).

O Moinho e a Cruz (The Mill and The Cross, Polônia/Suécia, 2011) de Lech Majewski

Um comentário:

  1. Belíssimo filme! Quisera eu ter visto na telona, seria uma experiência ainda mais inesquecível.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...