A TENTAÇÃO

A Tentação parte do princípio de uma análise do diretor e roteirista Matthew Chapman sobre conflitos pessoais usando a doutrina cristã como eixo. A pressão que logo inclina reações caóticas vem dos mandamentos. Porém, Chapman se esquiva do julgamento dentro da filosofia “ser ou não ser” de Hamlet.

Para se tornar num thriller-erótico, Chapman faz de um caso extraconjugal o centro da teia movida à base da consequência e temor à palavra de Deus. A terra se equivale ao céu e ao inferno em rápida mudança de planos. Porém, as idéias de Chapman – funcionais em totalidade – não pulsam. A mise èn scene é apática e transparece a fragilidade do texto. A falta de química entre Patrick Wilson, Liv Tyler e Charlie Hunnam é impressionante. A escolha de Chapman em seguir um gênero exerce função apenas em tom e na mudança de tempo narrativo - representado pelo personagem de Terrence Howard como mediador narrativo.

E assim A Tentação segue até o fim. Morno, funcional, sem armadilhas por se deitar na zona de conforto do gênero conhecido por instigar e angustiar o público. Curioso, pois o filme de Chapman não exerce nenhuma dessas funções.

A Tentação (The Ledge, EUA, 2011) de Matthew Chapman

2 comentários:

  1. Ainda tenho alguma expectativa em relação ao filme… mas acho que não vale a ida ao cinema pelo o que tenho lido.

    ResponderExcluir
  2. Embora o filme já esteja disponível por aí desde o ano passado, só despertei algum interesse nele agora, com o seu lançamento em circuito nacional. Li há pouco uma entrevista do Matthew Chapman sobre os temas em que ele abordou neste filme e fiquei ainda mais curioso. Darei uma chance.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...