Aqui está um filme sem amarras. Ainda que seu eixo esteja na campanha que definiria o futuro do Chile sem Augusto Pinochet no poder, No é corajoso não por buscar retratar os dias que antecederam esta decisão, mas por ser, à priori, um exercício (e afronta) destinado (a) ao público e transcende ao evocar fantasmas da história, ultrapassando fronteiras e questionando motivações para a produção de campanhas políticas.

O filme de Pablo Larraín, vencedor da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2012 e candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro é fiel ao seu tempo: a mudança drástica do fim dos anos 80 para os 90, onde fitas cassete e câmeras VHS teriam a companhia do microondas e do CD como definição de luxo e poderio está lá. Sua estética, próxima às filmagens feitas por câmeras domésticas, muitas vezes com imagens saturadas e enquadramento indefinido – sem qualquer diálogo com a linguagem documental, aqui vale a ideia do artesanal – juntam-se às legendas de tom amarelado do VHS, porém sem resquício de nostalgia.

A política não está para Larraín como catapulta para a discussão de conduta. Seu viés diagonal é complacente ao lado histórico como simples retrospecto, mas usa armas que associam a campanha do “não” à direita. A publicidade como arma política, criando falsas esperanças, como o marketing coloca René Saavedra (Gael Garcia Bernal) próximo à mediocridade de suas artimanhas e manipulações, não tão diferente como a contracampanha a favor do de Pinochet. Rostos felizes vendem mais assim como angariam novos eleitores. O motivo da felicidade, no entanto, é desconhecido.

A partir desta silenciosa pergunta, No se desenvole para Saavedra e não para a campanha; Pouco sorridente e engajado, Larraín esquadrinha seu protagonista pelas reações como o impulso que mantem muitos vivos atualmente – ser uma pessoa para o trabalho e outra para o restante.

No (Idem, Chile/França/EUA, 2012) de Pablo Larraín

Um comentário:

  1. Ta aí um filme que quero muito assistir. Interessante saber que o filme retrata com qualidade essa época…

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...