BLING RING: A GANGUE DE HOLLYWOOD



Bling Ring: A Gangue de Hollywood parte do conceito que engloba reality shows, sites de relacionamento, revistas de fofoca e reportagens de TV. Meios notórios para sinalizar fins datados como entretenimento e retratar um deslocamento social crescente. Da fragilidade servida pelo topo da pirâmide, Sofia Coppola trata de limites e consciência utilizando raros momentos de total exposição do assunto.


Tão distante quanto Um Lugar Qualquer, Bling Ring traz esta percepção em planos-sequência como lamento aos personagens e contraponto de toda rapidez que reflete a contemporaneidade. A narrativa pouco oferece além da rotina de jovens moradores de um condado de Los Angeles dispostos a jogar com a liberdade pela adrenalina e roupas e acessórios de marca. Com distanciamento entre câmera e elenco em momentos chave, Coppola segue o caminho oposto de discussões acerca da criação e educação em tempos que velam diferenças e particularidades.


Dos clichês relacionados à aceitação, status e alienação, a “gangue”, repleta de ações primárias quanto delinquentes, não transparece qualquer intuito maior em relação às invasões e assaltos de casas de celebridades. Fora a exposição como forma de egocentrismo, o que delimita o campo de discussão é o desafio aos limites impostos pelo próprio grupo. São simples gestos que transparecem a banalização de diversos valores e que pautam elementos singelos como o que entretém o grupo, o ambiente em que vivem, a relação com os pais, etc.


E a propriedade que Sofia Coppola toma este discurso em constante aproximação e distanciamento dos personagens dá a Bling Ring tom pessimista. Como expressão coesa sobre o inconformismo, não como alerta e sim como lamento, uma visão irônica como simples reflexo à invencibilidade adotada pelos jovens. Assim, o filme justifica-se como adaptação de um artigo de revista de variedades sob tom sensacionalista de crianças que sonham com o topo, sem a noção que nasceram nele.  


 ★★★
Bling Ring: A Gangue de Hollywood (The Bling Ring, EUA, 2013) de Sofia Coppola

2 comentários:

  1. Gosto das questões levantadas pelo filme, mas a Sofia Coppola, de novo, perde muito tempo querendo falar sobre o "nada". Uma hora de garotas experimentado roupas e perfumes? Em 20 minutos já conseguimos compreender o vazio e a futilidade delas. Pelo menos não é uma tortura como "Um Lugar Qualquer"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, é verdade, o nada continua como norte narrativo para Sofia. Porém, este é o "nada" mais eloquente de sua carreira.

      Excluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...