FRANCES HA




Em Frances Ha há espaço suficiente para a noção de diálogo com a Nouvelle Vague ou com movimento No Wave. Também há abertura para comparações ao cinema de John Cassavetes e Woody Allen, mas a rigor, a dialética do filme de Noah Baumbach serve de termômetro para o assombroso tempo que representa o fim da juventude e a vida adulta propriamente dita, hoje tão borrada e abstrata. 


Pelas ruas de Nova Iorque, Frances vaga atrás de sucesso, aceitação e bem estar de forma silenciosa. Baumbach segue a fórmula do novo cinema independente americano, onde a verborragia é o suporte para a ilustração de conflitos, diluindo o teor melodramático da trama. Achar um lugar para morar, aceitar as idas e vindas de amigos e lidar com as decepções profissionais, que nada mais fazem que exibir a realidade ante aos sonhos da juventude. Eis a vida de Frances. A vida de uma mulher de coragem, por outro extremo. Ela está sozinha em um lugar que engole muitas pessoas. Abaixa a cabeça muitas vezes por necessidade, mas não se inibe com um único propósito: afirmação. E nesta bem humorada busca, os sonhos sobrevivem graças ao o raciocínio que  a reputação é o caminho mais fácil. 


Refugia-se em Sacramento ou em Paris sabendo que se trata de um erro. Frances é construída em ambivalência, transformada numa das representações mais alegóricas e críveis dos últimos anos. Por exercer com excelência a fuga de seu caminho com a mesma sede que procura o êxito em seus feitios, Frances é tão contraditória e (in)certa de suas paixões e de seu futuro. 


Mas há um parêntese entre todo este traçado feito por Noah Baumbach. Frances Ha, antes mesmo de ser um retratado agudo deste desespero raramente exposto, é um filme terno, divertido, de ótica contrária ao que sua protagonista vive. E este é o grande acerto do filme.

★★★
 ★★★★
Frances Ha (Idem, EUA, 2012) de Noah Baumbach

2 comentários:

  1. Que ansiedade pra ver esse filme (pretendo conferir nessa semana).

    Sou grande fã de Noah e tenho a leve impressão que Frances Ha irá cair nas minhas graças.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adecio, obrigado pela visita. Volte sempre.

      Frances é o melhor filme de Noah, na minha humilde opinião. A contribuição de Greta fez muito bem ao cara.

      Excluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...