AZUL É A COR MAIS QUENTE



A percepção de invasão em closes extremos que Abdellatif Kechiche compõe Azul é a Cor Mais Quente está muito mais para a investigação de como conflitos contornam os ensejos. Um filme dedicado às fisionomias e reações do corpo às emoções. Afinal, entre as obrigações do dia-a-dia estão os sonhos, desejos e dores. De elipses ocultas que escondem até mesmo a mudança de capítulo da trama, o filme sufoca Adèle (Adèle Exarchopoulos) como se a angústia e o mundo estivessem sobre o mesmo escopo. 

Adèle atravessa a fase de descobertas sem crises, aparentemente. Vive em comunhão com a família e parece segura com suas escolhas e ideais. Suas baixas são extremas, viscerais com desconto direto no corpo. A chegada de Emma (Lea Seydoux) transporta a pungência para o desejo carnal em primeira instância e o filme, enquanto desenha o único embate dramático real, transforma a relação que na verdade transformará as personagens. Emma e Adèle serão pilares, referências para um tempo. 

O “segundo capítulo” é regido por utopias – o sonho de uma vida plena, com profissões e salários consolidados, amor vivido com extrema intensidade e segurança. E o encontro com a vida adulta transparece o acerto maior do filme. Sempre em monocórdio e muito básico como diagnóstico de uma geração, Azul é a Cor Mais Quente se desdobra entre planos engessados pelo rechaço radical de qualquer lembrança que a vida adolescente possa trazer à protagonista, provocando o desastre em que a figura da promessa perde o a utilidade, mas busca reinvenção. 

Azul é a Cor Mais Quente (La vie d'Adèle – chapitre 1 & 2, França, 2013) de Abdellatif Kechiche

2 comentários:

  1. É uma pena que será muito improvável a continuação desse filme por conta das brigas que surgiram entre o diretor e Léa. Amei tudo nesse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Adécio. Pois é, as agressões continuam, pelo visto. Mas...continuação pra quê?

      Abraço

      Excluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...