Sem Evidências (Atom Egoyan, 2013)



Nos primeiros minutos de Sem Evidências Atom Egoyan surpreende pela possibilidade de resgatar o cerne do cinema noir através do uso de detetives em um mundo corrompido. Logo o filme toma o rumo contrário, da investigação sobre o sensacionalismo e o circo que o sistema judiciário americano se tornou. Baseado em conceitos pré-estabelecidos e na pressa – que pode gerar discussões infinitas sobre a concepção de tempo da justiça do homem e e a justiça divina -, o sistema é o alvo de Egoyan, que confecciona um longa que se divide entre o tradicionalismo de filmes de tribunal e o terror dos arredores de um crime brutal. 


Mesmo com o pano de fundo inóspito que filmes como este exigem, o plano que invariavelmente serve como exumação de um gênero esquecido pelo cinema contemporâneo, em especial o americano, é o que mais interessa. O contraponto  faz ao feitio ao filme, sempre próximo demais dos personagens, muitas vezes sufocante e tão irritante quanto a inclinação ao niilismo social do ambiente retratado. 

Sem Evidências mostra Egoyan mais interessado em ser testemunha de comportamentos extremos e histéricos acima de qualquer hipótese que a trama possa sugerir. É a forma no qual o diretor se camufla na pluralidade de conflitos como um diagnóstico mais simples sobre a corrupção humana e um duelo de forças muito simples, teoricamente sobre quem fala e quem escuta. Egoyan aponta seu alicerce, o investigador vivido por Colin Firth, porém a força está no luto duvidoso da mãe de um dos garotos, vivida por Reese Witherspoon. É a definição do caráter como apenas um primeiro passo, onde a apatia se iguala à representação das locações, tão determinantes para a história americana, assim como para diversos filmes americanos, de A Sangue Frio a Pulp Fiction.

Sem Evidências (Devil's Knot, EUA, 2013) de Atom Egoyan

2 comentários:

  1. Ainda não pude conferir aos documentários sobre o caso d’Os Três de West Memphis e isto me fez ter boas expectativas com esta versão ficcional dirigida por Atom Egoyan, um diretor que se mostrou tão notável em diagnosticar personagens envoltos a uma impunidade e que escondem segredos às vezes desagradáveis. O problema é que existe no filme aquele pressentimento de que uma resolução sobre o crime será sustentada pelo próprio cineasta, mas ela nunca vem. Sem dizer que o filme é totalmente insípido nas suas tentativas de fazer um registro documental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é muito magro, Alex. Antes um filme convencional e competente que a inventividade forçada e claramente equivocada deste Sem Evidências.

      Excluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...