Acima das Nuvens (Olivier Assayas, 2014)


Assayas faz de Acima das Nuvens o mesmo ringue final de Três Homens em Conflito, provavelmente a melhor representação das relações humanas que se tem conhecimento em filme de gênero. O filme do diretor francês prepara o espaço minuciosamente e quando lhe é autorizado exibe em cascata os diversos conflitos que refletem em Maria Enders (Juliette Binoche) a adaptação em um tempo que exige velocidade e uma boa equipe de marketing - quase uma atualização de Irma Vep (1996). Em devidas proporções, Binoche, Stewart e Moretz representam Eastwood, Wallach e Van Cleef no duelo final, cada um com suas motivações e reputações para enfim chegar à fortuna desejada. O ato final, ainda que não lembre em nada a apoteose de Sergio Leone, reserva duelos particulares poderosos e nos dá a mesma sensação (e questões) ao ver Eastwood partindo com seu cavalo.

3 comentários:

  1. HAHAHA Não! Mas acho que Olivier Assayas se divertiria se essa analogia chegasse aos ouvidos dele. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o senhor se apropria de uma obra "de fora", de algo que Assayas certamente não se interessou ao construir o filme. Mas ficou divertido, não estou reclamando.

      Excluir
    2. Mas o senhor não se apropriou da opinião de alguém "de fora"?

      Excluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...