UM HOMEM SÉRIO


Dizer que o trabalho dos irmãos Coen é sinônimo de qualidade chega a ser óbvio, mas em Um Homem Sério arrisco a dizer que os diretores chegaram ao auge de suas carreiras. Neste conto sobre a passividade totalmente revestido de deboches, Joel e Ethan Coen conduzem o longa com tamanha maestria que fica impossível não se impressionar com a plástica do filme. Sim, a plástica é incrível, mas o que me levou a fazer tal afirmação no início do texto é como eles conseguiram amarrar a beleza e o texto e justificá-los para logo depois tirar sarro da linguagem do cinema.

Joel e Ethan podem gozar de tais mecanismos, mas o alvo principal é de quem consome esta linguagem. Eles fragmentam conflitos e até desistem de contar histórias, pois se for preciso, eles darão uma justificativa aleatória para lembrar que eles podem fazer o que bem entendem. O mais incrível dessa gigantesca alfinetada é que ela é elaborada e executada no silêncio e usam o protagonista Larry Gopnik, intepretado por Michael Stuhlbarg, como um espelho de nossa passividade.

Gopnik é um judeu que tenta seguir normas e manter a paz ao seu redor, mas serve como um receptor de desgraças ao se relacionar com manipuladores a todo instante. Se Gopnik propositalmente lembra a jornada de Jesus Cristo, os irmãos Coen usam a manipulação para representar o princípio básico da linguagem audiovisual. A história de Gopnik dá margem para uma narrativa dinâmica, que não deixa imunes valores e costumes da sociedade que são exaltados pela direção de Joel e Ethan. É assustadora a composição de quadros e movimentos de câmera para acentuar emoções.

Toda beleza e sarcasmo de Um Homem Sério são necessários para uma contemplação livre, pois metáforas são freqüentes na trama. A maior e mais brilhante delas, na última cena do filme, é para lembrar que no cinema, Deus está sentado na cadeira de diretor.

Um Homem Sério (A Serious Man, EUA, 2009) de  Joel e Ethan Coen

4 comentários:

  1. Você acha que alguém se importa com você? Para os Irmãos Coen, a resposta é não. "A serious man" é mais uma prova dessa tese defendida pelos diretores. Além disso, é uma película bem mais difícil de ser compreendida, acho que quem começou a gostar deles por "Queime depois de ler", não gostará muito dessa nova empreitada. E cá pra nós, o sarcasmo em "A serious man" é bem mais requintado que naquele estrelado pelo Clooney.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Anteriormente, eu esperava por um filme tão descompromissado quanto "O Amor Custa Caro" e até mesmo "Queime Depois de Ler". No entanto, paresse que aqui os irmãos diretores se sobressaíram mais uma vez. E será que o senhor se deparou com aquele que provavelmente será o seu filme de 2010?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, jura que é tudo isso mesmo?! =B Gosto muito dos Coen, estão entre os meus preferidos, e espero um trabalho nesse nível mesmo. Agora com seu comentário, espero uma obra-prima. ai ai, não quero me decepcionar. Li comentários realmente negativos sobre o filme, mas sei não, não acredito neles, pois nunca vi um filme ruim dos irmãos [ok, Ajuste Final é lá essas coisas, mas...]. Estou esperando chegar aos cinemas aqui do Rio, algo que ainda não aconteceu. Vá saber por quê.

    []s!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ver! Sendo dos irmãos Coen, com essa resenha e as 5 estrelas..rs

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...