A VIAGEM


Baseado no livro de David Mitchell, a trinca diretorial formada por Tom Tykwer (Corra, Lola, Corra) e os irmãos Andy e Lana Wachowski (trilogia Matrix) faz de A Viagem um torto épico sobre evolução e liberdade composto por sequências de ação mirabolantes e previsíveis insinuações ao discurso sobre o futuro da humanidade.

Na sequência de abertura, utilizando o tradicionalismo moderno em oferecer coerência com a última cena, o filme traz a noção que se trata da abordagem sobre continuidade e unidade dentro da infinita discussão sobre a vida, origem e destino. Para a trinca, ações, crenças e claro, o amor atravessam as barreiras do tempo, aqui sempre entronizando a postura libertária de seus personagens. Residente das múltiplas possibilidades, A Viagem encontra o passado e futuro, mas em momento algum consegue estruturar sua narrativa. Sofre para desenvolver a apresentação de núcleos e encontrar pontos de elipse entre tantos cortes.

Entre um acerto e outro, o destaque maior fica para o núcleo focado numa Seoul apocalíptica, onde a figura maior, a garçonete "Sonmi-451" (Bae Doo-Na, de O Hospedeiro) espelha o caráter de Jesus Cristo, curiosamente (ou ironicamente) o maior símbolo religioso ocidental - provavel inserção de Tom Tykwer. Para os Wachowski, é possível captar todos seus fetiches visuais e características na direção de atores – principalmente no núcleo oriental, onde Tom Hanks e Halle Berry não aparecem.

A dupla exibe química tão impressionante quanto à de água e óleo. Profetizando os comentários, Tom Hanks protagoniza a melhor cena do filme, onde um crítico literário encontra a morte. Da abolição da escravatura à evolução tecnológica, A Viagem pincela pontos considerados relevantes para a história, mas como suporte narrativo, todos exibem-se completamente ocos.

Lamentavelmente, para a A Viagem, entre assuntos que naturalmente instigariam discussões e abordagens intelectuais ao redor de nossa existencia, sobra a diversão de descobrir os maneirismos de cada diretor.


A Viagem (Cloud Atlas, Alemanha/EUA/Hong Kong/Singapura, 2012) Direção: Tom Tykwer, Andy Wachowski, Lana Wachowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...