DJANGO LIVRE


O cinema de antíteses de Quentin Tarantino está de volta e sem novidades. Não há inovações quanto ao desenvolvimento do roteiro, novamente destinado ao anticlímax, supostamente justificado pelo cotidiano em diálogos que saem dos limites da trama – a fuga de assassinos profissionais onde a pauta é o molho do Mc Donald’s em Pulp Fiction, é um bom exemplo do uso desta técnica. Django Livre também não exibe reinvenções quanto à fonte pop e a frequente homenagem ao cinema e gêneros desconhecidos.

Mesmo com a receita já consagrada pelo público, Django Livre é o filme de Tarantino que exerce mais função conceitual – muito mais próximo ao western clássico que à imediata comparação ao spaghetti da saga Django, em termos narrativos. A tradicional licença do diretor está em trilhos radicais novamente; Se Bastardos Inglórios, por exemplo, usava o cinema para aniquilar Adolf Hitler, neste o escravo Django (Jamie Foxx) adota o mito do cowboy para conquistar a liberdade plena através dos ensinamentos de um alemão caçador de recompensas.

No terreno da subversão, o filme de Tarantino é coeso quando a autoria é pungente; faz seu protagonista não abrir a boca na sequência mais importante do filme, liderada por Dr. King Schultz (Christoph Waltz, genial), Calvin Candie (Leonardo DiCaprio) e Stephen (Samuel L. Jackson) ou compõe quadros imageticamente impecáveis ao som de rap ou canções de Ennio Morricone de Django e Schultz indo em direção alvo, porém, nunca à deriva. Em momentos como esses que Django Livre ganha vitalidade, pois lentamente – Sally Menke, montadora de todos os trabalhos de Tarantino, faleceu em 2010, o que pode justificar tal ritmo narrativo - o filme se torna um jogo para acharmos traços de humanidade nesses homens entre mecanismos saturados – violência inesperada e bem humorada, o brusco superclose, as canções que reverberam junto com o filme por muito tempo, etc.

Se nos aproximamos desses homens, certamente não é por conta dos maneirismos do diretor e sim pela entrega do elenco ao espaço oferecido. Espaço este que novamente é de adaptação a um gênero sobre as marcas imutáveis de um autor que aos poucos se desgasta.

Django Livre (Django Unchained, EUA, 2012) de Quentin Tarantino

2 comentários:


  1. 161.79.36.210
    Enviado em 05/03/2013 as 14:58

    Um dos melhores filmes do ano. Minha humilde resenha:
    http://cinemagia.wordpress.com/2013/01/21/resenha…

    Grande abraço
    Tommy

    ResponderExcluir
  2. Finalmente alguem coerente que nao fica pagando pau soh porque eh mais um filme do Tarantino! Parabens.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...