Na era de downloads e
muitos festivais é pertinente criar uma lista paralela à tradicional lista de
melhores longas-metragens do ano lançados em circuito. O limite está no ano de
produção de cada filme (entre 2012 e 2014).
30. Traição (Paul
Verhoeven, 2012)
55 minutos para
contar uma possível série de 10 temporadas.
29. Sétimo Código
(Kiyoshi Kurosawa, 2014)
Kurosawa remete aos
filmes de início de carreira com falsa simplicidade para subverter gêneros e
discursos políticos.
28. The Guest (Adam
Wingard, 2014)
De Carpenter a Orson
Welles, um mundo de referências no slasher mais corajoso do ano.
27. O Ministério das
Ferrovias (J.P Sniadecki, 2014)
Sobre se sustentar.
26. Já Visto, Jamais
Visto (Andrea Tonacci, 2013)
A montagem como via
para um mostruário afetivo e histórico.
25. La Sapienza
(Eugène Green, 2014)
Daqui nada se leva.
24. The Dirties
(Matthew Johnson, 2013)
O terror entre as
frestas de um filme teenager.
Tensão estabelecida
em espaço mínimo.
22. National Gallery
(Frederick Wiseman, 2014)
Subvertendo a relação
homem-arte.
21. Ida (Pawel
Pawlikowski, 2013)
Antítese de Ozu.
20. Drug War (Johnnie To, 2012)
A sempre
impressionante orquestração da própria grife.
19. Stations of the
Cross (Dietrich Bruggemann, 2014)
O peso da câmera e da
religião.
18. De Volta ao Jogo
(Chad Stahelski, 2014)
Abel Ferrara dos anos
90 + Walter Hill dos anos 00.
17. O Menino e o
Mundo (Alê Abreu, 2013)
Os moldes da solidão.
16. Amar, Beber e Cantar (Alain Resnais, 2014)
A mais irônica
despedida.
15. Jornada ao Oeste (Tsai Ming-Liang, 2014)
Afeições de um mundo
em colapso. Reinterpretar espaço e tempo.
14. Jauja (Lisandro
Alonso, 2013)
Enciclopédia de
mitos.
13. Museum Hours (Jem Cohen, 2012)
Arte como forma
híbrida de vida e legado.
12. Bem-Vindo a Nova
York (Abel Ferrara, 2014)
Ferrara como dono de
um olhar extra sobre o registro histórico.
11. Casa Grande (Fellipe Barbosa, 2014)
O encontro dos dois
extremos expostos cria a cena mais bonita de 2014.
10. O Gebo e a Sombra (Manoel de Oliveira, 2012)
A idade adulta do
teatro.
09. Cavalo Dinheiro
(Pedro Costa, 2014)
Purgatório da segunda
morte.
08. Double Play -
James Benning/Richard Linklater (Gabe Klinger, 2013)
Mestres no estudo do
tempo.
07. Paixão e Virtude
(Ricardo Miranda, 2014)
O cinema como ato
contínuo entre teatro e literatura.
06. A Misteriosa
Morte de Pérola (Guto Parente, Ticiana Augusto Lima, 2014)
Ensaio sobre o filme
de terror definitivo de Brisseau.
05. Branco Sai, Preto
Fica (Adirley Queirós, 2014)
A imaginação para
seguir em frente.
04. A Grande Noite
(Benôít Delépine, Gustav Kervern, 2012)
Insanidade como caminho mais curto.
03. P3nd3j05 (Raúl
Perrone, 2013)
Em algum lugar entre
Cassavetes, Sylvain George e Murnau.
02. E Agora?
Lembra-Me (Joaquim Pinto, 2013)
A autoficção tão
inalcançável quanto a cura e tão abstrata quanto a vida.
01. Hard to Be a God
(Aleksey German, 2014)
O mais sublime e
incômodo dos testamentos. Peso indecifrável, beleza estonteante, como o mundo
de Deus.
Menções: Miss Zombie
(Sabu), Sem Escalas (Jaume Collett-Serra), Bird People (Pascale Ferran), The
Rover (David Michôd), A Gente (Aly Muritiba), O Abutre (Dan Gilroy), A Spell To
Toward the Darkness (Ben Rivers, Ben Russel), Jersey Boys (Clint Eastwood), Anatomia
de um Clipe de Papel (Ikeda Akira), Expresso do Amanhã (Bong Joon-Ho), Uma
Família em Tóquio (Yôji Yamada), A Primeira Missa (Ana Carolina), Lesson of the
Evil (Takashi Miike), O Ciúme (Philippe Garrel), Dois Dias, Uma Noite
(Jean-Pierre e Luc Dardenne), Pais e Filhos (Hirokazu Kore-eda), Matar a
un Hombre (Alejandro Fernández
Almendras), Mauro (Hernán Rosselli), , El Desierto (Christoph Behl), A Imagem
que Falta (Rithy Panh), Viva Viva (Carolina Pfister).
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