Indie: ANYWHERE, USA


 
Um estudo sobre os Estados Unidos da forma mais ácida e escrachada possível, com um roteiro poderoso, mas com montagem diluida demais, para uma fácil degustação, para qualquer público. Infelizmente, pois o potencial do roteiro levaria o filme além.
Em Anywhere USA, dividimos a "américa" em três segmentos: Amor, perda e ignorância. A primeira, onde o ponto principal é a neura dos americanos com os árabes, recheada de situações grotescas, hilárias. A internet entra em questão também, quando um típico redneck suspeita da traição da sua gótica namorada pela web, quando descobre pistache no sofá, oriundo do Oriente Médio. As loucuras do redneck e seu ousado amigo anão, vão além das expectativas e o deboche com os estereótipos americanos não param. A internet nos une, mas nos mantém separados. Os bigodes e a inveja são parâmetros de comparação com a vida dos americanos.

O roteiro segue, e na perda, vemos a singela história de uma menininha que vai atrás da verdade sobre a história da "fada dos dentes", onde as mentiras tomam o papel principal da questão. Mentiras dos pais, do governo para justificar as loucuras, levantadas com bastante criatividade pelo roteiro. As drogas também fazem parte desse segmento, mas de forma mais leve, levando mais para um humor inocente.

Já no terceiro e último ato e certamente o mais absurdo dos três, quando uma rica, branca e aparentemente perfeita família, liderada pelo pai, decide criar vínculos com pessoas negras, pois nunca havia conhecido uma, de fato. Vemos que na aparência e na cabeça mais libertária, o preconceito fala e bem alto. O filme é um ácido retrato da sociedade americana nos dias atuais, casada com uma bela fotografia e direção de arte digna de palmas. Os atores estão afiados e levam o roteiro com louvor. O longa é inteligente, mas não possui as bolas de filmes como Felicidade ou até mesmo Beleza Americana para criar um confronto de frente com o espectador, mas funciona muito bem.

★★
Anywhere USA (Idem, EUA, 2008) de Chusy Haney Jardine

Um comentário:

  1. u pretendo fazer faculdade de cinema e amei seu blog =]vou procurar o filme, me pareceu ser bombgsmil

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...