O EFEITO DA FÚRIA


Calçado num método moderno e funcional, o diretor Rowan Woods faz um convincente registro contemporâneo em O Efeito da Fúria, filme que é lançado diretamente em DVD no Brasil. Neste método que revela as reações antes das ações em doses homeopáticas através da montagem e colocando seus personagens em um círculo sentimental criado por um evento - no caso do longa de Woods é uma brutal chacina dentro de uma lanchonete – cria-se também uma fragilidade na narrativa, não só por usar um método que por mais que tente sair da narrativa clássica, acaba caindo na mesmice numa estrutura completamente dramática.

Os vivos parecem pagar o pato desta chacina. A sensibilidade após o crime é cruel e parece um eterno martírio. Traumas, mentiras, ilusões e medo são alguns 'efeitos' que podem durar para sempre. Mas Woods não posiciona apenas o questionamento da violência que para alguns é um assunto banal, mas a fragilidade da vida é acentuada a cada cena.

Seja por um escape ou pela falta de afeto, Woods questiona os valores morais em aspectos predominantes da sociedade como o trabalho e a religião. A relação entre pais e filhos e o estudo da raiz da violência e principalmente, quando isso tudo parece ser tão banal, como podemos passar por um caso tão brutal e não ter uma reação.

E nesta linha tênue, Woods coloca seus personagens nesta rotina imposta por um mundo frio e calculista. Mesmo com a proximidade de Crash - No Limite, principalmente pela “fuga” do que nós chamamos de drama e pelos exageros romanceados, o diretor acerta por inserir as fraquezas e necessidades de uma sociedade em seu subtexto, alinhados a trama, junto de um elenco poderoso, concretizando uma obra que é fiel a contemporaneidade.

O Efeito da Fúria (Winged Creatures, EUA, 2008) de Rowan Wood

7 comentários:

  1. Parece bem "Crash", fato pelo qual já fico desconfiado, mas é a primeira vez que leio comentários positivos a respeito desse "Winged Creatures". Sem dúvida me deixou mais curioso para conferir…

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o filme, mas a sinopse me deixou curioso. Além do elenco tb.Abraço

    ResponderExcluir
  3. Achei que só eu havia gostado. Tem aquele defeito deste típo de película de não se aprofundar mais em histórias em detrimento de outras. E, de fato, ficou faltando algo crucial no filme. Mas gostei das sutilidades da direção de Wood, e do competente elenco. Fanning estupenda!3 estrelas.

    ResponderExcluir
  4. E ae Pedro!Sou o Adriano Martins do Cinemando.net, vi seu comentário por lá, valeu pela visita!Não conhecia seu blog, achei bem legal, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. nOssa esse filme é muito PodreRidiculo gastei meeu O rikO dinheirinhoocm essa Poorraa!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bruna disse:gostei do texto. estar slrietoo nao significa q vc esta sozinho, parabens pelos filmes indicados ;*

    ResponderExcluir
  7. Tenho falado tb nessa iluse3o da qandtiuade de seguidores.As ageancias de marketing tere3o que aprender a avaliar isso: o potencial de replicae7e3o de cada twitteiro, blogueiro, videoblogueiro e demais internautas.Quando e0s pessoas eu concordo plenamente com vocea, tenho acompanhado todo mundo com que esbarro, mas simplesmente porque estou explorando o ambiente. Je1 comecei a unfollowar os que ne3o acrescentam informae7e3o ou ne3o se3o amigos pessoais.Acredito que logo as regras sociais se definire3o nesses ambientes limedtrofes (entre online e offiline) e veremos um misto de informae7f5es fateis com algumas poucas interfereancias pessoais Estou quase escrevendo um post aqui Mas acho que vale a pena comentar o faltimo pare1grafo.Vejo os microblogs como uma ponte entre os dois mundos reais, o offline e o online.c9 natural avisar aos amigos Vamos fazer um #botecamp no bar tal? o que sf3 e9 fatil para os amigos, no entanto as mesmas pessoas podem dizer coisas de interesse geral.Como resolver esse impasse evitando a enxurrada de informae7e3o infatil? Ainda ne3o sei, mas aposto no costume de usar as tais hashtags que nos permitem, sem ter que acompanhar as pessoas, descobrir se algue9m este1 combinando um #qqcoisa.Cheguei a criar uma conta memecarb para falar exclusivamente de reflexf5es e informae7f5es sobre cibercultura, geste3o e sociedade do conhecimento, mas anda ne3o usei.Ainda he1 de se pensar sobre a pre1tica de tomar emprestados os seguidores de algue9m fazendo promoe7f5es do tipo diga porque vocea gosta do telefone tal e ganhe um carte3o de memf3ria , mas isso e9 assunto para um outro post e eu je1 falei demais!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...