O GRUPO BAADER MEINHOF



Após um conturbado período com Adolf Hitler no poder, a Alemanha passou entre 1967 e 1977 um período intenso de manifestações que o diretor Ule Edel (Eu, Christiane F., 13 anos, Drogada e Prostituída) retrata em O Grupo Baader Meinhof, filme indicado ao Oscar deste ano na categoria melhor filme estrangeiro. Este grupo era liderado pela jornalista Ulrike Meinhof e por Andreas Baader. Esta liderança parte da sugestão do nome do grupo e de fatos históricos, pois na obra de Edel existe um sério problema para posicionar os personagens na trama.

As manifestações eram contra a política de direita encabeçada pelo capitalismo genuinamente norte americano. Contra a exploração de outros países com fins financeiros, esses atos de liberdade na Alemanha cresceram com tamanha intensidade - e brutalidade - que o diretor se confunde em retratar os manifestantes como mitos, mas sem uma proximidade maior e pelo excessivo número de personagens a ganhar foco, assim expandindo essa sensação de liderança e criando uma abstrata idéia de importância de cada integrante para o grupo.

De rebeldes a terroristas, o grupo Baader Meinhof é acompanhado pela estética documental em momentos mais explosivos, emocionalmente falando. Os momentos de ação são construídos no extremo oposto. A aposta funcionaria se Edel não trocasse os pés pelas mãos por transformá-los em um espetáculo tendencioso. Nessas idas e vindas, o filme mostra que falta senso rítmico, numa narrativa tão linear que a saturação do tema é inevitável.

A obra de Edel tem qualidades, principalmente em mostrar a ousadia do grupo, mesmo atrás das grades, mas não preza pela originalidade num assunto bem conhecido pelo cinema alemão,nos últimos anos. O Grupo Baader Meinhof tem seus bons momentos, mas se firma como um pobre romance na fascinação pela rebeldia sem maiores reflexões.

★ 
O Grupo Baader Meinhof (Der Baader Meinhof Complex, Alemanha/França/República Tcheca, 2008) de Ule Edel

2 comentários:

  1. Este é um filme que tenho bastante curiosidade em ver, mas com o teu texto, não sei se ele me vai desiludir :( Bjs

    ResponderExcluir
  2. Uma pena esse filme ter recebido críticas tão ruins.. mas mesmo assim ainda quero vê-lo!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...