É  maravilhoso quando um diretor consegue migrar para outro gênero retendo  o que existe de melhor em seus outros trabalhos. Por se tratar de uma  animação, O Fantástico Sr. Raposo, dá legalidade para Wes  Anderson utilizar seu peculiar – e quase caricato -  método de  construção de personagens e unir tudo isso á uma boa trama de humor, mas  o que Anderson faz é uma singela história que tem como base a  simplicidade e o caminho adverso ao conformismo. O filme é  uma  adaptação do livro homônimo de Roald Dahl, o mesmo escritor de A Fantástica Fábrica de Chocolate.
A  idéia de fazer parâmetros com os dias e horas das raposas com a dos  humanos é apenas só uma forma de mostrar que Anderson quer mesmo é  utilizar esses pequenos animais para espelhar situações vividas por nós,  como a nossa estagnação perante os grandes problemas. O tempo passa e  nós estamos apenas planejando, deixando a prática de lado. Todos os  valores familiares são discutidos e por vezes situações são usadas como  metáforas, de certa forma voltando a um ponto já discutido por Anderson  em alguns de seus filmes.
Assumindo  uma postura que foge das animações contemporâneas, o filme não quer  mostrar mirabolantes efeitos. Na verdade, nem se preocupa em justificar a  falta deles e muito menos procura brechas para inserir piadas para  cativar o público adulto, que no fim das contas dá até um charme a mais  para a obra. A intenção é que a mescla de aventura e comédia brinde a  união e o amor de maneira leve e que acenda o lado mais fantasioso e  inocente do espectador.
É  importante lembrar que a sistemática de Anderson é a de sempre. A  relação com a família dessa vez dá manga apenas para o riso. O que O Fantástico Sr. Raposo carrega é algo que as animações deixaram de lado com o tempo: A vontade  de contar uma boa história, preocupada com o âmago de seus personagens e  que justamente faz o que grandes estúdios se preocupam tanto – uma  história que possa cativar todo tipo de público e que ao menos, deveria  render bons números nas bilheterias.
★★★★ 
O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox, EUA/Inglaterra, 2009) de Wes Anderson
 
 
 
É um dos filmes que mais espero... Em Portugal só chega em 2010.
ResponderExcluirTive alguns problemas com os últimos filmes do Wes Anderson, mas todo mundo está falando bem dessa animação dele. Muito curioso para ver!
ResponderExcluirmas a pixar ao menos conserva essas características que vc pontuou, não? pra não falar no Mestre Miyazaki.
ResponderExcluir