MULHER À TARDE

A nova safra de cineastas de Minas Gerais provavelmente é a mais fértil do país. Seja nos documentários (Marília Rocha é um bom exemplo) ou ficção (Dellani Lima, Tiago Mata Machado), o estado se iguala ao Ceará como o mais entusiasta e produtivo em obras audiovisuais independentes. E o melhor: o mesmo pode ser dito sobre a qualidade.

Mulher à Tarde de Affonso Uchoa segue o método do cinema conquistado na raça: com ajuda de amigos, roteiro adaptado aos recursos e experimentalismos. Através da câmera estática, Uchoa cria uma obra em constante desconstrução. Nas longas sequências, o filme dá indícios a analise de uma crise emocional entre três mulheres que dividem um apartamento. O roteiro guarda a interessante multiplicidade de possibilidades para as personagens que entre o silêncio e diálogos vazios, revelam uma relação torta e sem intenções claras.

Dividido em capítulos meramente ilustrativos, Mulher à Tarde subverte a dimensão do tempo com cortes secos durante a ação, enquanto expõe a irônica inerência das personagens, dormentes e solitárias dentro de um mesmo cômodo.

A atividade de contemplar o desmoronamento emocional destas mulheres satura-se quando motivações são implicitamente colocadas em pauta, prolongando-as e caindo em redundância por articular o lírico e o prosaico da mesma maneira.


Mulher à Tarde (Idem, Brasil, 2010) de Affonso Uchoa

Um comentário:

  1. Queria estar lá, prlicnpaimente depois de ler o texto de vocês.Parabéns, ficou muito bomDelcy

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...