SEM DOR, SEM GANHO




Sem Dor, Sem Ganho parte do princípio de alertar suas intenções e reforçar seus contornos como mensagem. A dura crítica ao pensamento superficial da vitória engendrada à filosofia capitalista gera filhos alimentados por palestras motivacionais, biografias e filmes. E a partir destas armas ilusórias Michael Bay usa a ironia através dos códigos de TV como suporte principal. 


Por outro lado, este é um filme sobre o cinema e sua forma híbrida e mutante. Pois a essência está na linguagem e como o restante funcionará a favor dela. A linguagem que constantemente flerta com diversos dispositivos como a TV, games e Internet é o embrião para Bay dialogar com a nostalgia – em especial os anos 90 - e a partir de excessos, nortear a narrativa. Porém, não se trata de um olhar próprio em relação ao formato – e sim o adorno tradicional, transformando-o em um simples exemplar do cinema de ação.


O trio de fisiculturistas que entra em uma emboscada atrás do sucesso financeiro sem qualquer respeito ao próximo – o EUA idolatrado é o mesmo que mata -, é a representação da cultura de consumo e seus contrastes. Sem Dor, Sem Ganho serve como balanço da melancolia transpassada através da beleza hipnótica referente a Showgirls de Paul Verhoeven ou Fogo Contra Fogo e Miami Vice, ambos de Michael Mann. O filme também é funcional como injeção na discussão acerca da prostituição da imagem.


Pois ante a comédia de erros que constitui Sem Dor, Sem Ganho, está a silenciosa obrigatoriedade de ilustrar ou representar cada meandro de uma história surreal. Em termos cinematográficos, este é um filme que pouco soma, porém há em cada quadro coragem para subverter regras e diluir a importância de mecanismos comuns, como a fuga da superficialidade que o próprio filme implicitamente carrega. 


★★★

Sem Dor, Sem Ganho (Pain & Gain, EUA, 2013) de Michael Bay

2 comentários:

  1. I think that the main reason that I have trusted Matt Gorden from the beginning was the 8 weeks, full money-back guarantee that Matt offers for The Ejaculation Trainer guide.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...