Nos últimos anos a filmografia de Michael Mann explorou assuntos e tópicos diferentes, mas partia de um lugar comum; de Fogo Contra Fogo até Miami Vice - excluindo Ali, obviamente -, elas são envolvidas pela tensão e pela elegante arquitetura de quadros. Em Inimigos Públicos, Mann busca inovar seu método de construção, mas não consegue escapar do lugar comum de suas obras anteriores e o resultado é uma obra de narrativa morna e estética artesanal.
A história de gato e rato entre o promissor agente Melvin Purvis e o assaltante de bancos na época da grande depressão econômica Johnny Dillinger é colocada à prova de fogo por Mann que aposta no excesso de closes, confinando os atores - os deixando sem a possibilidade do uso da linguagem corporal - e do uso de câmera na mão, buscando uma proximidade maior com seus personagens através desta estética documental e conseqüentemente com a contemporaneidade, mas sem uma justificativa plausível para tal uso. A inquieto jogo de câmera comandada por Dante Spinotti por vezes é nauseante e gratuito.
Johnny Depp está mais contido e concentrado em seu personagem, deixando as afetações de lado. Já Christian Bale é tão expressivo quanto uma árvore. A rivalidade dos personagens de Depp e Bale não chega a ser intensa o bastante para catalisar a atenção do espectador, mas com um ótimo time de coadjuvantes, principalmente por Marion Cotillard, o trabalho de Mann ganha o ritmo necessário para não naufragar ao longo de seus 140 minutos.
Por mais que o texto de Inimigos Públicos toque num assunto já saturado em Hollywood, Mann faz de seu novo filme uma tentativa de reinvenção de método e estilo. Mesmo sem o êxito esperado, a tentativa é valida. Mann tem o talento e o bom gosto necessário para que isto aconteça em breve.
★★
Inimigos Públicos (Public Enemies, EUA, 2009) de Michael Mann
Puxa, que pena… Espero discordar depois de ver o filme, hehe!
ResponderExcluirEssa foi uma das poucas opiniões não tão favoráveis que li a respeito de "Inimigos Públicos", mas ainda assim tenho boas expectativas para o filme…
ResponderExcluirOlá pedroEste é um filme que promete dividir opiniões. Já ouvi muitas críticas e outros elogios também. Sei que não está indo bem nas bilheterias dos EUA, mas isso não diz nada. Eu por exempl fiquei com vontade de ver o filme no cinema, mas de uns dias pra cá resolvi esperar sair em DVD mesmo.Nossa, ver o Christian Bale com cara de nada de novo já tá virando clichê. Ele está se especializando nisso.Abraços e até mais.
ResponderExcluirTambém não acho grande coisa esse "Inimigos Públicos", que está bem longe de ser a obra interessante que parecia ser. Pra mim, faltou intensidade. Até no Johnny Depp..
ResponderExcluirOlá Pedro! Gostei da composição de Inimigos Públicos. É fato que há uma certa falta de empatia dos personagens, mas compensa pelo enredo e o apelo visual da produção. abs.
ResponderExcluirO Bale, de fato é tão (ou até menos) expressivo quanto uma árvore; A cara dele de "eu sou um ser superior" me irrita. Mas enfim, achei super desnecessária (e sem fundamente tb) aquela câmera nervosa e close é tão novela das oito, pow esperava uma coisa mais original.. tinhas expectativas para o filme que infelizmente não foram cumpridas. =/
ResponderExcluirEu vi poucos filmes do Mann e desses poucos eu não gosto de nenhum. Mas me surpreendi com Inimigos Públicos, sobretudo com o estilo da direção. Eu concordo com algumas coisas que disse [Christian Bale tá insosso mesmo], mas eu gostei muito, apesar de parecer mesmo uma história reciclada, nem tem intensa e tudo o mais. Mas a direção, o Depp e a Marion garantem um resultado muito positivo. Ah, e a trilha.[]s!
ResponderExcluirO texto realmente não apresenta nada de novo. Mas a linguagem de Mann é revitalizante. Belo filme.4/5
ResponderExcluirA maioria dos blogueiros está a receber o filme com alguma indiferença. Espero, tal como o nosso amigo Gustavo, de poder vir a discordar contigo, Pedro… :) Abraço.
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