Junte todos os clichês narrativos contemporâneos de filmes de seriais killers. Agora coloque um bom elenco e um diretor com decisões coerentes. Essa receita ai dá em Killshot – Tiro Certo, filme que pode ser considerado mais do mesmo, mas que sabe transfigurar essas formas narrativas para construir um filme dinâmico, veloz e direto.
Mickey Rourke interpreta Blackbird, assassino serial que não costuma deixar rastros de seus crimes, mas é constantemente perseguido pelas sombras do passado. O diretor John Madden não se importa em estudar a mente de Blackbird de forma convencional. Prefere pontuar em momentos oportunos para montarmos a idéia do caráter do assassino. Quando ele encontra o efusivo Richie seu caminho parece mudar completamente.
Richie, interpretado de maneira espetacular por Joseph Gordon-Levitt é um criminoso inexperiente e vê em Blackbird uma oportunidade de adquirir experiência, mas o que consegue é fazer o que o personagem de Rourke mais teme. A partir daí, a narrativa toma corpo e um jogo de gato e rato é formado, pois o casal Colson tem informações suficientes para levar os dois para a prisão. Madden constrói seqüências com uma beleza impactante, principalmente na segunda metade do longa. O texto diversas vezes é reduzido e esclarecido pelos diálogos ou insinuações, enxugando cenas previsíveis de ação, deixando o filme dinâmico.
Killshot parece ter sido feito para ser um compacto transfigurado do que há de melhor neste gênero. Passa longe da inovação, mas com idéias coerentes e lúdicas para jogar a testosterona gratuita fora e consegue construir um filme envolvente e logicamente com seu bom elenco e com sintonia com o diretor.
★★
Killshot - Tiro Certo (Killshot, EUA, 2008) de John Madden
sse filme recebeu críticas bem diversas (acho que essa foi uma das mais positivas) e portanto não sei o que pensar ao certo antes de vê-lo – o que farei em breve.
ResponderExcluirCara, como o Vinicius disse acima, acho que foi uma das poucas críticas positivas que eu li sobre esse filme até agora… fiquei curioso para vê-lo!
ResponderExcluirAté parece que vale a pena ver…? Quem sabe, algum dia, até mais agora que Rourke voltou a estourar nas paradas.
ResponderExcluirEu até achei este filme legal, mas deixou muito a desejar. Vale mais pelo elenco, já que o roteiro deve muito em questões de personagem, ao passo que a direção deve em linguagem.Mas o filme instiga bastante, e consegue deixar uma impressão positiva.3 estrelas.
ResponderExcluir