O Ratos de Porão é uma instituição do hardcore (subgênero musical oriundo do punk rock). São quase 30 anos de carreira, incontáveis turnês pelo mundo e pouco reconhecimento em seu país natal. Por sorte temos diretores como Fernando Rick e Marcelo Appezzato que dão a cara à tapa e registram a história desta grande banda em Guidable – A Verdadeira História do Ratos de Porão. “Guidable” é um termo inventando pela própria banda e que na verdade não quer dizer absolutamente nada.
O filme acompanha os bastidores da banda, desde quando Jão cantava e Betinho tocava em uma bateria feita por latas de lixo. Em comum, eles tinham o amor pelo punk rock e a falta de conhecimento musical. Entre mágoas, brigas e ignorância, o Ratos de Porão destruía o que via pela frente, incluindo as próprias vidas. As drogas acompanharam a banda e é um assunto tratado sem pudor. Aliás, pudor é uma palavra desconhecida em Guidable. A sinceridade transborda em diversos depoimentos, servindo mais uma vez como catalisador de sentimentos referentes à banda.
Enquanto se afundavam nas drogas, o grupo escrevia uma história de amizade com o Sepultura e de respeito na cena metal, fazendo o que chamam de crossover - mistura de metal e hardcore – sendo acusados de trair o movimento punk. Detalhes de gravações e das incontáveis trocas de baixista são cobertos de nostalgia, mas sem esquecer o característico sarcasmo em nenhum momento. Sarcasmo este que guiou apresentações da banda em programas de TV apresentados por Gugu e Angélica.
Mesmo se estendendo um pouco em seus minutos finais, Guidable é um merecido registro para uma das bandas mais importantes do país, este que só está acostumado a dar valor quando a banda termina ou quando algum integrante morre. Este documentário vem no momento certo para homenagear a banda que neste momento está em mais uma turnê pela Europa, longe do mercado fonográfico brasileiro, longe da TV e nunca esteve tão estável como hoje.
Guidable - A Verdadeira História do Rato de Porão (Idem, Brasil, 2009) de Fernando Rick e Marcelo Appezzato
Gostei da proposta do vídeo, parece ser um documentário bastante interessante de uma das bandas mais polêmicas do Brasil.
ResponderExcluirObrigado pela visita ao Cinema é Magia. Vou incluir o Cinemaorama em meu blogroll. Grande abraço.
ResponderExcluirTommy
Com certeza é questão de gosto, porque eu adoro Ratos de Porão..acho uma ótima banda!! E um filme sobre eles foi mais que merecido!
ResponderExcluirPedro! Parabéns! O blog ficou ÓTIMO! Quanto a este citado, não vi e nem sabia de sua existência, até porque não gosto da banda e nem dos seus membros!
ResponderExcluirAbraço!
Que mané Titãs – A Vida Até Parece uma Festa… Esse sim é um documentário sobre uma banda que eu realmente quero ver!
ResponderExcluirNão conhecia o filme, obrigada!
ResponderExcluir