Enfim, 2012. O Oscar passou e a temporada se inicia. Listamos 12 filmes que merecem atenção – mesmo que eles não tenham previsão de estreia no Brasil.
THE GRANDMASTERS de Wong Kar Wai
A previsão de estreia do novo filme de Wong Kar Wai (Amor à Flor da Pele, Felizes Juntos) era para o Festival de Cannes de 2011, mas contratempos durante as filmagens adiaram para 2012. A idéia que a primeira exibição seja mesmo em Cannes. O longa foge da metodologia introspectiva do diretor para lapidar em sequências de ação a vida de Bruce Lee.
Sem previsão de estreia no Brasil.
FAUSTO de Aleksandr Sokurov
Vencedor do Leão de Ouro em Veneza, o novo longa de Aleksandr Sokurov (Arca Russa, Mãe e Filho) têm foco nas entrelinhas do livro de Goethe.
O filme tem distribuição garantida no Brasil pela Imovision e a estreia é prevista para o segundo semestre.
OS BEM AMADOS de Christophe Honoré
Com exibições canceladas no Festival do Rio, o último filme de Honoré é um dos mais esperados para 2012. O longa que encerrou o último Festival de Cannes é sobre tempo, conflitos e moda (!).
Este também tem distribuição garantida no Brasil pela Imovision e a estreia é prevista para o segundo semestre.
MOONRISE KINGDOM de Wes Anderson
Edward Norton, Tilda Swinton, Bruce Willis, Jason Schwartzman, Frances McDormand e Bill Murray são alguns dos nomes que estrelam Moonrise Kingdom. Porém, dizer que se trata da nova comédia de Wes Anderson já bastaria.
Sem previsão de estreia no Brasil.
CAPTIVE de Brillante Mendoza
Ainda em solo filipino, Brillante Mendoza tem Isabelle Huppert como protagonista deste thriller que aborda o seqüestro de doze turistas por um grupo de muçulmanos. A parceria entre Mendoza e Huppert foi firmada no Brasil durante a passagem dos dois pelo Indie – Mostra de Cinema Mundial. Captive é o primeiro filme de Mendoza após o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes por Kinatay. Sem previsão de estreia no Brasil.
LOS CHIDOS de Omar Rodriguez Lopez
Após o epilético Assassino Sentimental de Máquinas, Los Chidos é guiado pelo humor negro para contar a história de uma família mexicana que vive numa borracharia entre highways e tem sua rotina mudada pela chegada de um americano perdido. Sem previsão de estreia no Brasil.
THE LORDS OF SALEM de Rob Zombie
Rob Zombie se desprende dos remakes para filmar um roteiro próprio, algo que não fazia desde o genial Rejeitados pelo Diabo. Um grupo de bruxos sádicos volta para Salem após um DJ tocar um vinil amaldiçoado. Insanidade a vista.
Sem previsão de estreia no Brasil.
ON THE ROAD de Walter Salles
Mais um filme com estreia em Cannes adiada em um ano. Baseado no livro homônimo de Jack Kerouac, o longa tem no elenco nomes como Sam Riley, Kirsten Dunst, Amy Adams, Alice Braga e Viggo Mortensen.
Estreia prevista para 08 de junho.
WRONG de Quentin Dupieux
Dupieux tem no currículo filmes-manifestos como Rubber e Steak. Com Wrong o método não é diferente ao usar a ironia na história de Dolph, homem que perde seu cachorro e acaba mudando a vida de oportunistas, assassinos e viciados.Sem previsão de estreia no Brasil.
CARNAGE de Roman Polanski
Kate Winslet, Christoph Waltz, John C. Reilly e Jodie Foster numa comédia de Roman Polanski. Basta?Previsão de estreia para 29 de junho.
LIVID de Julien Maury e Alexandre Bustillo
Quatro anos após o brutal A Invasora, Julien Maury e Alexandre Bustillo repetem a parceria e o gênero em Livid, filme que conta a história de uma enfermeira corrupta vítima de eventos sobrenaturais ao tentar assaltar a casa de uma cliente.
Sem previsão de estreia no Brasil.
INTO THE ABYSS de Werner Herzog
Em abordagem única sobre o tema, Werner Herzog acompanha os últimos dias de Michael Perry e Jason Burkett, condenados à morte por homicídio triplo. A relação entre diretor e protagonistas variam intensamente entre o desprezo e a complacência.
Sem previsão de estreia no Brasil.