SANTIAGO

Em 1992 o documentarista João Moreira Salles iniciou um projeto, que contaria a vida do mordomo de sua família, o argentino Santiago, que trabalhou para famía Salles durante trinta anos. Para o diretor, a vida de Santiago se confundia com a história da sua antiga casa dos Salles, onde João passou a infância. Tal proximidade de Santiago e a história da família é o que cria o laço entre o filme e o espectador, que é lançado em DVD dois anos após chegar aos cinemas.

João constrói o filme quinze anos após as filmagens e com isso, desconstrói o processo feito em 92 através da narração em off e de imagens do making off e takes que não funcionaram. João questiona a veracidade de uma história e o seu próprio método de filmagem na década passada e da linguagem documental. Certamente um acerto para nos aproximarmos de Santiago e nos afastarmos de João, que dirigia o mordomo com pressa e arrogância enquanto o mordomo se abria com tamanha sinceridade, enquanto o diretor faz uma auto-crítica do que seus planos já deixavam explicitamente claras as intenções.


Santiago acompanhava a história dos aristocratas, de artistas e outras pessoas importantes e fazia uma espécie de biografia de todos com observações, detalhes e suas opiniões, acumulando mais de trinta mil páginas. Segundo o próprio, isso fazia com que ele não se sentisse sozinho. Mas entre seus momentos de expansão emocional, Salles parece se perder quando coloca o lado artístico do mordomo e o seu próprio lado de construção artística, por talvez ter pouco material para a montagem e acaba se segurando em paredes para manter o equilíbrio de seu filme.

Existe a sensação de perda de rumo, mas para nós, o que vale é a vontade de conhecermos Santiago melhor. João nos dá boas amostras de quem era essa figura tão presente na vida da família Salles, mas não o conhecemos por completo, talvez pelo abismo que existia entre João e Santiago, que não saíram de suas posições reais nem durante as filmagens.

★★★★
Santiago (Idem, 2007 Brasil) de João Moreira Salles

3 comentários:

  1. Sempre indispensável suas dicas de semana. ótimo blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Interessante.. agora que vi a recomendação da semana, hahaha adoro Coca-Cola Kid. 80's o/–Sobre a crítica, me fez ter vontade de ver.

    ResponderExcluir
  3. poxa, vi um trecho no programa do jô há muito tempo atrás! acho que era o proprio j.m.salles que estava sendo entrevistado. Pareceu muito bom! vou ver se acho :)

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...