DUPLICIDADE


Em seu segundo filme na direção, Tony Gilroy (mais conhecido por seu trabalho como roteirista) mostra versatilidade em Duplicidade, uma trama de investigação que cerca, na verdade, uma história de amor entre dois espiões. Através da narrativa não linear acompanhamos como Ray Koval (Clive Owen) e Claire Stenwick (Julia Roberts) se conheceram e como mantém a relação através dos anos, enquanto o trabalho corrupto dos dois impede uma relação comum.

É interessante como Gilroy liga os fatos, principalmente pela relação do casal com o trabalho, que envolve sabotagens de informações secretas de grandes empresas. A química entre Owen e Roberts é perfeita. Como se não bastasse, Gilroy tem a seu favor o sempre ótimo Paul Giamatti e Tom Wilkinson, como chefes de grandes empresas, que em filmes como esse, ganham mais destaque.
Nessa multiplicidade de fatos, Gilroy nos remete a Onze Homens e Um Segredo, Snatch – Porcos e Diamantes pela junção da trama de investigação com toques de humor e Sr. & Sra. Smith pelo relacionamento e posição do casal, que obviamente, em algum momento da trama, teriam uma colisão profissional.

Gilroy também se comunica com os elementos de cena, com a luz e locação para refletir o emocional e posição de cada personagem. Mas no meio de tantas informações dadas pela trama, isso acaba ficando em segundo plano. Assim como em seu primeiro filme Conduta de Risco, Gilroy acaba usando muitas informações para levar a matemática da construção narrativa mais além, junto com o espectador após a exibição.

Mesmo sem fugir da obviedade de filmes do gênero, Gilroy consegue fazer um produto de qualidade, em meio a tantos outros genéricos que respiram ambição e falta de talento.
★★
Duplicidade (Duplicity, EUA 2009) de Tony Gilroy

5 comentários:

  1. Eu adooro a Julia Roberts :X

    ResponderExcluir
  2. Tb lembrei de "Sr. e Sra. Smith" quando li sobre o filme pela primeira vez. E apesar de nao ter gostado muito de "Conduta de Risco" e d nao esperar muito desse novo filme do Gilroy, to com mt vontade d ver.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu achei esse filme MUITO ruim! hahaÚnica coisa boa é o Giamatti, mas nem isso salva.

    ResponderExcluir
  4. Olá PedroEu adoro a Julia Roberts e o Clive Owen, eles são ótimos atores. Eu não gostei muito da sinopse, esses filmes de espião eu não gosto muito, mas como você disse que tem suas qualidades e eu adoro os dois atores EU VOU VER SIM =Daté

    ResponderExcluir
  5. DUPLICIDADE já começa com diálogos intensos, se mantém com diálogos complexos e encerra com excesso de diálogos. Já é logo assim, na primeira frase que defino o longa do diretor e roteirista …. Apesar da ótima produção e atuação do elenco, o longa cansa e a imprensão é de algo genérico o tempo inteiro, a não ser o desfecho, que é espetacular e que devia ter inspirado o restante da história, quanto o nível qualitativo, roteiristicamente falando. As locações são bastante benéficas às cenas, a trilha sonora é mediana, a fotografia é fora de série, a edição fez total diferença e deu um toque a mais. Mas com um roteiro ínfimo e uma direção equivalente, DUPLICIDADE nada mais é que um filme de discussão de relação entre os protagonistas Clive Owen e Julia Roberts, com a espionagem industrial como pano de fundo, lembrando bastante SR. E SRA. SMITH. Por que o desfecho é espetacular? Porque ele frustra o espectador. Simplesmente por isso: sair da rotina e dos clichês deste tipo de filme. O argumento é frouxo.NOTA (0 a 5): 3,5***

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...