10 FILMES PARA 2010

Passada a temporada do Oscar, a programação dos cinemas volta ao normal, com blockbusters e comédias românticas tomando espaço dos filmes que concorreram a estatueta. Agora cabe a nós ficarmos de olho nas boas estreias e nos festivais que acontecem pelo país. Fiz uma lista de dez filmes esperados para este ano.

ENTER THE VOID (2009) de Gaspar Noé

Exibido no Festival de Cannes no ano passado, o novo filme de Gaspar Noé (Irreversível) passou em branco nos festivais por aqui. Fica a torcida para uma estreia em circuito limitado ou lançamento em DVD.

MACHETE (2010) de Robert Rodriguez

A adaptação de um dos fake trailers de Grindhouse (projeto de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez) promete. Robert De Niro, Cheech Marin, Steven Seagal, Danny Trejo, Jessica Alba e Lindsay Lohan compõem o elenco. Tudo joga a favor, caso Robert Rodriguez não resolva fazer mais do que deve.

OS MERCENÁRIOS (2010) de Sylvester Stallone

A realização do sonho de todos os fãs de filmes de ação dos anos 80. Fora toda confusão que o filme arrumou por aqui, Stallone, Bruce Willis, Mickey Rourke, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Jet Li e Jason Statham já dão motivos suficientes para esse filme entrar para a lista dos mais esperados. Previsto para 20 de agosto.

THE KILLER INSIDE ME (2010) de Michael Winterbottom

Após virar alvo de polêmicas e acusações durante o Festival de Sundance, no inicio do ano (por não censurar cenas brutais de violência e abuso sexual, muitas pessoas saíram durante as projeções do filme, incluindo Jessica Alba, que está no elenco), o longa será lançado nos EUA sem cortes, mas com indicação para maiores de 18 anos.

OS LIMITES DO CONTROLE (2009) de Jim Jarmusch

O novo filme de Jim Jarmusch está para estrear no Brasil há tanto tempo que dou como certo seu lançamento direto em DVD, apesar de ainda existir uma previsão para seu lançamento nos cinemas. No elenco do thriller estão Gael Garcia Bernal, Tilda Swinton e claro, Bill Murray. Previsto para 25 de junho.

THE SENTIMENTAL ENGINE SLAYER (2010) de Omar Rodriguez Lopez

O debut de Omar Rodriguez Lopez na direção teve première no Festival de Rotterdam, foi selecionado para Tribeca, ganhou críticas favoráveis e comparações à Alejandro Jodorowski. Como fã de seu trabalho como músico (Omar é guitarrista do grupo The Mars Volta e do extinto At The Drive-In) minhas expectativas só aumentaram.
tetro
TETRO (2009) de Francis Ford Coppola

Após alguns tropeços nos últimos filmes, as críticas confirmam que Tetro é a volta de Francis Ford Coppola à sua boa forma. Precisa de mais alguma explicação? Previsto para 7 de maio.

LIFE DURING WARTIME (2009) de Todd Solondz

Se tem algum filme que eu nunca imaginei que ganharia uma sequência este filme é Felicidade. Pois é, Todd Solondz, o louco dos loucos, fez uma sequência de sua obra-prima. E que parece ser tão grotesco quanto o primeiro.

DOGTOOTH (2009) de Giorgios Lanthimos

Vencedor do Festival de Mar Del Plata e do prêmio Um Certo Olhar em Cannes, o filme tem um dos trailers mais doentios dos últimos tempos. Foi exibido na Mostra de São Paulo ano passado, mas torço pelo lançamento em circuito limitado.
KABOOM (2010) de Gregg Araki

Só pelas fotos do filme que estão disponíveis na rede, dá pra termos noção que Gregg Araki voltou às suas origens neste filme. Cores cítricas, viagens alucinógenas, jovens perdidos e surrealismo.

10 comentários:

  1. Destes da lista quero muito ver Tetro e The Killer Inside Me... espero que cheguem aqui.

    ResponderExcluir
  2. Desses aí, o que mais me interessa é "Tetro" - disparado.

    ResponderExcluir
  3. De fato, The Killer Inside Me pode ser visto como violência gratuita... mas parece que vai ser bom. Parece que o Casey Affleck teve uma perfomance incrivel, então o filme deve valer.

    E um comentário sobre o que disse da Jessica Alba saindo da sala, se procurar matérias, explicam que não foi por causa do filme... http://jam.canoe.ca/Movies/2010/01/27/12629731-we...
    Enfim :)

    ResponderExcluir
  4. Ótima seleção, Pedro. Eu mesmo tenho muita curiosidade em assistir "Life During Wartime" e até me espantei em ver que eu não relacionei no meu top de filmes que mais aguardo durante este ano. Outro que tenho expectativas é "The Killer Inside Me", que tem um elenco no mínimo curioso. Porém, o que mais quero assistir este ano é "Happy Tears", que não foi mencionado aqui. :-(

    ResponderExcluir
  5. DOGTOOTH é grotesco demais para exibição comercial, Pedro.

    ResponderExcluir
  6. De todos esses apenas Tetro e Os Limites do Controlo estrearam comercialmente em Portugal. E são ambos excelentes filmes.

    ResponderExcluir
  7. Não vejo a hora de Kaboom chegar no Brasil, esse filme tem o talentoso Thomas Dekker e acompanho todos os seus filmes

    ResponderExcluir
  8. Ótimo site! Onde vc acha esses filmes, hein? rs

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Pedro.Tenho grandes expectativas por The killer inside me eTetro.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...