ZONA VERDE

 

A nova parceria entre Paul Greengrass e Matt Damon (a última aconteceu em O Ultimato Bourne) chega aos cinemas em um momento delicado, onde diversas produções metralham diretamente ou não mensagens sobre a guerra do Iraque. Zona Verde parece um resgate ao cinema-denúncia ao assumir a responsabilidade de não utilizar a câmera como dispositivo de protesto e sim de tomar para si uma verdade absoluta, no caso, os falsos motivos para os EUA entrarem no Iraque.

A estética documental consumida pela câmera na mão por toda duração do filme, apesar de batida, figura a proximidade do soldado Miller (Damon) à realidade. O filme se passa nos primeiros momentos da guerra, em 2003, quando ainda existia uma inocência necessária para o governo americano proliferar seus ataques sob a busca de armas de destruição em massa. Enquanto Greengrass perdura em mostrar que a guerra é um bom negócio para o exército e soldados, o personagem de Damon assume o papel de herói como nos velhos tempos para buscar a unificação do governo iraquiano e o crescimento independente do país antes comandado por Saddam Hussein e sem a intromissão dos EUA após os conflitos.

É o momento para o diretor alargar as estacas de sua corajosa saga: A imprensa ganha o corpo de vilão junto a pilares do exército e do governo americano. Miller representa aqueles que gostariam de peitar autoridades e mudar o curso de um plano comandado pela ganância. Revestido como um filme ação, onde chantagens e trocas guiam os planos traçados por Millerm, Zona Verde não enfrenta contratempos para justificar tiros e sequências violentas. Apesar do entretenimento garantido com tais sequências, as forças do longa de Greengrass estão na coragem necessária para adotar uma posição e expor, com clara indignação, a sua verdade.

Zona Verde (Green Zone, França/EUA/Inglaterra/Espanha, 2010) de Paul Greengrass

6 comentários:

  1. A dupla Greengrass/Damon já vale o filme.

    O estilo documental é próprio do diretor, veja os ótimos "Domingo Sangrento" e "Vôo United 93"

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sabia que o filme havia sido rejeitado pelos estadunidenses, mas até agora não tinha lido nada de críticas sobre ele. Greengrass é um artista de opiniões bem colocadas. Acho que vou querer assistir, afinal de ocntas.

    ResponderExcluir
  3. Gosto do Damon, apesar de ser um dos raros q naum acompanhou a saga Bourne e Greengrass é um diretor de mão cheia para este tipo de proposta. Pena q ainda naum estreou por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Greengrass é um artista de opiniões bem colocadas.

    ResponderExcluir
  5. Gosto do Damon.Pena q ainda naum estreou por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Greengrass é um artista de opiniões bem colocadas.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...