RANGO


A metáfora de “atravessar para o outro lado” proposta em Rango encaixa em absolutamente todos os elementos do filme onírico dirigido por Gore Verbinski. Atravessamos, de fato, para o passado, onde resgatamos o western spaghetti com precisão estética para narrar a história de um camaleão prestes a enfrentar seus próprios limites para alcançar a glória da reconquista da maior riqueza para de uma cidade arrematada pelas forças da corrupção: água.

Subverte-se a figura do herói em repletas referências que passam por Medo e Delírio em Las Vegas à clara reverência ao diretor Sérgio Leone e um encontro com o homem sem nome, para citar algumas. Rango também traz aura anárquica, como Alex Cox fez em seu Straight to Hell. Cada personagem parece ter sua estranheza necessária para tornar o filme além-tributo, de características e personalidades marcantes e que completam a sensação de espetáculo sugerida por Verbinski, regente de sequências estonteantes por seu apelo visual e potência dramática.

Rango limita-se as articulações do gênero com toda concessões narrativas permitidas pelo surrealismo, como um aval para o diretor debochar dos artifícios obrigatórios, dos personagens e até mesmo da crueza de seu protagonista, sem se vender como um filme “família”.


Rango (Idem, EUA, 2011) de Gore Verbinski

3 comentários:

  1. RANGO é uma obra fascinante. Embora não tenha me arrebatado, é inegável sua originalidade e perfeição técnica. Um faroeste místico com animais do deserto tratados como pessoas de verdade (os créditos do filme trazem frases sobre uso de tabaco e a citação de pessoas e eventos fictícios, inclusive): simplesmente único.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito , é muito divertido e contagiante ,seu elenco é curioso !e algumas partes são muitos interessantes ......Matei com uma bala só....essa historia é cabeluda.....as musicas sao muitos legais , resumindo ...este entra na lista dos 10 melhores filmes com certeza.....

    ResponderExcluir
  3. Como vai? Considerei muito interessante seu website, e resolvi escrever esse texto! Parabéns por isso, e continue com sucesso!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...