15 filmes para 2014

O Oscar passou, o carnaval terminou e o ano começa em nossa terrinha de Copa do Mundo. Hora de listar os filmes mais esperados para 2014. E claros, alguns têm estreia prevista por aqui, outros só em festivais e caso nem isso aconteça, procure o torrent mais próximo. Vamos a eles:
Boyhood (Richard Linklater)
Processo de doze anos de produção e filmagem para investigar reações (imediatas e a longo prazo) de um garoto acerca da separação dos pais. Urso de Prata no último Festival de Berlim. 
Adeus à Linguagem (Jean-Luc Godard)
Godard. Em 3D.

 The Smell of Us (Larry Clark)
Clark volta ao mundo da autodestruição, skatistas, fetiche, violência e afins. O filme, ambientado em Paris, conta com Michael Pitt e Valérie Maës no elenco. Em 2012, Clark lançou Marfa Girl na internet declarando ser contra o injusto plano de distribuição de filmes. Portanto, é possível que a première do filme aconteça em sua TV.

Expresso do Amanhã (Bong Joon-Ho)
Depois de travar batalhas contra produtores e distribuidores para lançar o seu corte, Joon-Ho, diretor de Mother e O Hospedeiro, finalmente viu seu filme ver a luz do dia no fim de 2013. O drama pós-apocalíptico tem previsão de estreia no Brasil para abril com distribuição da PlayArte.  

White Bird in a Blizzard (Gregg Araki)
Shailene Woodley (Os Descendentes) encara Gregg Araki para contar a história de uma adolescente que se vê diante do caos quando sua mãe desaparece. Espere, lisergia, exageros, nudez e rock noventista, como qualquer outro filme de Araki. A Imovision distribuirá o filme no Brasil, mas sem data de estreia prevista.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Daniel Ribeiro)
Baseado no curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho também de Daniel Ribeiro, o longa vencedor do Teddy e do prêmio FIPRESCI em Berlim conta a história do jovem Leonardo, que por conta de sua deficiência visual luta contra a superproteção da mãe e descobre o amor adolescente com a chegada de Gabriel. Estreia prevista para 10 de abril com distribuição da Vitrine Filmes.

Maps to the Stars (David Cronenberg)
O olhar de Cronenberg sobre a cultura ocidental. O filme tem distribuição garantida para 2014, mas sem data confirmada.

Club Sandwich (Fernando Eimbcke)
Do diretor dos belos Temporada de Patos e Lake Tahoe, Club Sandwich narra a ansiedade de uma mãe ao ver o filho se aproximar de uma mulher mais velha. Prêmio de melhor diretor no Festival de San Sebástian. Estreia prevista para 3 de julho com distribuição da Esfera Filmes em parceria com a Vitrine Filmes.

God Help the Girl (Stuart Murdoch)
Dirigido pelo frontman da banda Belle & Sebástian, o filme é referencia direta a outro projeto musical de Stuart Murdoch batizado de, claro, God Help the Girl. O filme é um musical (!) sobre o verão. Seleção oficial do Festival de Berlim. Sem previsão de estreia no Brasil.
O Lobo Atrás da Porta (Fernando Coimbra)
Premiado como melhor filme da Première Brasil no último Festival do Rio, o longa de Fernando Coimbra ainda não tem previsão de estreia, mas a distribuição está garantida pela Imagem Filmes. O longa narra as perversidades de um triangulo amoroso vindo de um misterioso sequestro. 

La Distancia (Sergio Caballero)
Mais conhecido como diretor do festival de música Sonar, Caballero também é responsável pelo bizarro Finisterrae, filme vencedor do Tiger Award no Festival de Rotterdam que acompanha a saga de doisfantasmas de volta à vida. La Distancia, segundo o Hollywood Reporter é uma "ficção científica cômica". Sem chances de lançamento por aqui. Torça para algum festival se interessar pelo filme.

Aliança (Gabriel Martins, João Toledo e Leonardo Amaral)
Exibido na última Mostra de Tiradentes, Aliança é o mais próximo que o cinema nacional chegou da comicidade nos últimos anos, mesmo com estes mesmos garotos aprontando um exemplar como Estado de Sítio, de 2011. E justamente o gênero e suas (im)possibilidades no cinema, em particular o brasileiro, que o filme trata. Infelizmente o filme não tem previsão de estreia. 

Inherent Vice (Paul Thomas Anderson)
Nova parceria entre Paul Thomas Anderson e Joaquin Phoenix para narrar a busca de um detetive viciado por sua namorada. Estreia prevista para o último semestre no Brasil e nos EUA. 
Amar, Beber, Cantar (Alain Resnais)
Há poucas semanas atrás Alain Resnais recebeu o Urso de Prata dedicado a diretores inovadores por beber "Amar, Beber, Cantar". Diretor de filmes fundamentais como "Hiroshima Mon Amour" e "Noite e Neblina", Resnais deixou seu legado como uma das colunas da Nouvelle Vague. Resnais se foi no dia 1º de março e seu último filme tem  distribuição da Imovision, sem data confirmada. 

Amor, Plástico e Barulho (Renata Pinheiro)
O conflito entre o sucesso e a artificialidade que o show business oferece. Vencedor de três candangos no último Festival de Brasília. 

Outros possíveis títulos com lançamento previsto para 2014: Jersey Boys (Clint Eastwood), Bill The Galatic Hero (Alex Cox), Winter Sleep (Nuri Bilge Ceylan), Clouds of Sils Maria (Olivier Assayas), Horizontal Process (Abbas Kiarostami), The Sacrament (Ti West), Welcome to New York (Abel Ferrara), The Vatican Tapes (Neveldine/Taylor), Twinkle Twinkle (Harmony Korine), A Igreja do Diabo (Manoel de Oliveira) , Branco Sai Preto Fica (Adirley Queiroz), Faroeste (Abelardo de Carvalho), A Vizinhança do Tigre (Affonso Uchoa), Gone Girl (David Fincher), Is The Man is Tall Happy? (Michel Gondry), Hellions (Bruce McDonald), The Zero Theorem (Terry Gilliam), Praia do Futuro (Karim Ainouz), Sob a Pele (Jonathan Glazer), Miss Violence (Alexandre Avranas), No Limite do Amanhã (Doug Liman), A Million Ways to Die in the West (Seth McFarlene), Os Mercenários 3  (Patrick Hughes), The Green Inferno (Eli Roth), Kill The Messenger (Michael Cuesta), Tom na Fazenda (Xavier Dolan).

Comentários

  1. Xailene Woodley em um filme do Gregg Araki? Dessa eu não sabia! Já virei fã da moça. Excelente lista, meu caro. Estou de olho em muitos filmes citados, especialmente o novo do Cronenberg, "O Expresso do Amanhã", "Boyhood" e "O Lobo Atrás da Porta", este último elogiadíssimo na MostraSP do ano passado. Só acho que "Sob a Pele" merecia destaque com imagem. Também estou na torcida para que o romance que o inspirou seja lançado por aqui no lançamento do filme.

    ResponderExcluir
  2. Sei que você está louco por Sob a Pele, mas não espero tanto assim.

    Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas