FIM DOS TEMPOS

Não é a toa que M. Night Shyamalan escolheu os Estados Unidos para testemunhar a história de Fim dos Tempos. Não é a toa que muitas pessoas que acompanharam o filme como uma trama direta e sem profundidade tenham odiado tanto. Fim dos Tempos é sim um alerta, mas também um espelho para a sociedade. Uma espécie de “tome, olhe como você é ridículo”. 
 
Com tantos medos criados, o terror psicológico impera e logicamente as conseqüências são graves, como a grande analogia alavancada por uma arma. Mas o que é grave de verdade é chorar quando o leite já foi derramado. Ainda temos tempo. De mudar o que fazemos com nossa própria casa, nosso próprio quintal e como podemos fazer com que esse mundo siga outra trilha. Frank Darabont usou o terror com criaturas, mas utilizando da natureza como um grande aviso em O Nevoeiro. Shyamalan usou a natureza também, mas como um grande pai. Que precisa colocar de castigo seus filhos para que eles não voltem a errar. 

Sim, tudo é construído pelo método clássico de um filme suspense. O que pode decepcionar bastante. Mas o que vem neste filme são analogias e metáforas há todo o momento. Pessoas entregando a própria vida em cenas que não poupam o espectador com a ausência do corte é de fato algo chocante. Fim dos Tempos segue algo que A Vila fez, não deve ser interpretado pelo que se vê, mas para o que se vive por quem assiste. 

O filme possui falhas, por vezes não convence e informações parecem fantasiosas demais e algumas interpretações são de fato sofríveis, como a de Zooey Deschanel, por exemplo. Mas fica a sensação de que o trabalho foi feito e com sucesso, pois a mensagem foi passada e com muita clareza, basta você querer ver.

★★
Fim dos Tempos (The Hapenning, EUA 2008) de M.Night Shyamalan

5 comentários:

  1. Sou um fã insconsiente de Shyamalan, e achei este mais um de seus ótimos filmes!

    ResponderExcluir
  2. Pedro, permita-me discordar de todos os aspectos positivos ditos por vc. Acho o filme HORRÍVEL, PÉSSIMO, RIDÍCULO! Hahahahahahahaha…A pretensão de Shyamalan é impressionante e a cena em que o pobre Mark fala com a planta de plástico é sofrível. Na verdade, tenho pena de Mark aqui. Desculpa, mas é oq eu acho rsrsrss.Abs!

    ResponderExcluir
  3. Então, mesmo com todas as metáforas que eu já esperava ver… Não consigo engolir o filme, não mesmo…PS: GOsto de todos os outros do Shy, é só esse mesmo que é intragável pra mim, rs…

    ResponderExcluir
  4. Adoro a ausência de cortes do Shyalmalan… Influência dos filmes de terror japoneses… O prolongar do medo ao invés do susto… Não assisti, mas está na lista

    ResponderExcluir
  5. ola, Pedro. td bem?se serve de desculpa, Fim dos Tempos é bem superior ao terrivel terrivel A Dama na Agua. mas reconheço que ainda aguardo pela retorno triunfal do mestre Shyalmalan.abraços:P

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...