THE SPIRIT - O FILME

Frank Miller zomba dos super-heróis. Frank Miller zomba de si próprio. Frank Miller eleva o status de herói ao ridículo e zomba da ambição dos mesmos. Será que Frank Miller fez The Spirit apenas para zombar dos outros? Não.

Cercado pelo absurdo e pelo exagero do início ao fim, The Spirit vem com a atmosfera noir já esperada e pelo uso do já consagrado uso do preto, branco e vermelho, que foi usado na outra adaptação da obra de Miller, Sin City. Não há algum esforço para entregar a história do Spirit mastigada ao espectador não familiarizado com os quadrinhos, que deverá captar as informações cena a cena pela verborragia encorpada pela grave voz do herói.

É engraçado que Miller mesmo apostando pelo vômito sarcástico e não por uma metalinguagem mais elegante para criticar, ele também aposta por um modelo de roteiro moldado, com a historinha de amor entrelaçada ao conflito do personagem principal, que é o óbvio mocinho/bandido e a esperança da salvação do mundo. Coube a Miller em seu debut oficial como diretor, fazer algo diferente ao estilo de Sin City e também não encaixá-lo ao ‘cinemão blockbuster’ liderado por Homem Aranha e afins e logicamente fazendo um contra-peso. E fez bem.

Inserido no contexto natural de uma história de herói, ele questiona a boa índole de alguém que serve de bom exemplo e possui poderes especiais com humor inocente. Tão inocente que arranca sonoras gargalhadas do público. E não é usado para ‘quebrar’ a tensão do filme, pois tudo é dosado com inteligência, apesar da confusa seqüência inicial e da visível dificuldade de manter a condução do longa. A ambição de poder e força do ser humano é a aposta mais sensata de Miller, que rende a melhor cena do filme, elevando ao nível do absurdo com Samuel L. Jackson inspiradíssimo.

The Spirit não se esforça para agradar. Não tenta ser pop e não tenta ser aquilo que todos esperam de um filme desse porte após O Cavaleiro das Trevas. E talvez seja este o grande pulo do gato vindo de Frank Miller. Ele levanta o dedo do meio e diz “É assim, se você não gostou....” e consegue superar suas dificuldades.

★★★★
The Spirit - O Filme (The Spirit, EUA 2008) de Frank Miller

6 comentários:

  1. Estranhamente é um filme que passou despercebido em Portugal. Ainda não vi, mas como fã de Frank Miller não vou falhar…Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente alguém decidiu falar da fita do Miller, estou indo logo menos conferir este!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, eu tava com preconceitos por causa do trailer… Mas observando através da sua visão acho que eu não estava entendendo o que queria ser dito, agora quero ver…

    ResponderExcluir
  4. Pretendo ver esse filme mais pelo visual do que por qualquer outra coisa, sem falar que geralmente gosto desse tipo de adaptação…

    ResponderExcluir
  5. Acho que a sua crítica foi, de longe, a que mais gostou do filme.

    ResponderExcluir
  6. Despretensiosoo e independente!Parabéns!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...