HOTEL DA MORTE


Do raciocínio que coincide com a premissa de O Iluminado de Stanley Kubrick (a amplitude de um local para causar efeito contrário, ou seja, claustrofobia e conseqüente terror psicológico), Ti West faz de Hotel da Morte um exercício que se distancia do clássico de 1980 se concentrando novamente em estilo e remitências.

Desta vez, o fim dos anos 90 serve como referência direta, ainda que resquícios oitentistas estejam na narrativa. Também num hotel, Ti West se concentra mais na violência que o lado psicológico causa em seus personagens, com o tradicional jogo de tempo, movimentos de câmera e geometria cenográfica, porém muitas vezes sem dar o que o público espera a exemplo do famigerado The House of the Devil de 2009.

Através de discrepância visuais – cenários ou muito claros ou muito escuros, salas enormes e corredores apertados – e da representação mínima de personagens coadjuvantes, West usa eventos sobrenaturais e os justifica silenciosamente. Hotel da Morte exige que o espectador saia da tensão para decifrar sua natureza. Porém, no meio desta execução, estão momentos vazios onde o estilo é prioritário para o diretor, fato este que fez West angariar fãs por todo mundo. Uma pena que seja por seu lado dispensável.


Hotel da Morte (The Innkeepers, EUA, 2011) de Ti West

3 comentários:

  1. vi esse filme ontem, achei por demais clichê e com um enredo de enxugar gelo.

    ResponderExcluir
  2. Bom, considero "The House of the Devil" um filmaço. Dito isso, assisti esse "The Innkeepers" com altas expectativas, que foram superadas até a primeira hora de filme. Eu tiro o chapéu por Ti West fazer um cinema de horror tão arriscado hoje em dia, onde temos a criação de um clima de tensão crescente e o medo que vem mais pelo poder da sugestão do que pelo explícito. No entanto, quando as respostas para aqueles eventos sobrenaturais que assolam a personagem da Sara Paxton (surpreendente bem, aliás) aparecem, o filme frustra totalmente. Achei uma pena, pois realmente estava adorando o desenvolvimento do filme.

    ResponderExcluir
  3. Estou com o Innkeepers baixado um tempão e procrastinando pra assistir, não vi nada do Ti West até agora que me agradasse. Achei tudo muito fraco (vi House of the devil, Cabin fever 2, Trigger man). Depois da resenha acho que vai ser o quarto…

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...