QUEIME DEPOIS DE LER

Elenco consagrado, um bom roteiro e diretores talentosos. De fato, é entrar em campo como jogo ganho. Mas Queime Depois de Ler não ganha de goleada. Entra em campo, marca os gols e sai com a já garantida vitória.
O novo longa dos irmãos Coen é um filme de espionagem. Ou não. Na verdade, o pulo do gato é esse. Ele oscila entre uma boa comédia e um longa sobre espionagem com todos os clichés possíveis do gênero, logicamente satirizando o mesmo. A leveza do filme reflete uma direção mais despojada, deixando o filme seguir um fluxo mais enquadrado nos moldes de um O Grande Lebowski, por exemplo.

É um filme que os atores lideram. Toda a preparação e dedicação deles, aliadas ao já merecido reconhecimento do público falam mais alto que a direção. Entre eles, John Malkovich como um cômico analista recém demetido da CIA. A sempre sensacional Frances McDormand como uma obcecada por sites de encontros pela internet e plásticas estéticas. George Clooney está bem, mas não consegue fugir muito de seus personagens cômicos do passado e o destaque fica para Brad Pitt, hilário. Este, aposta em uma veia mais cômica, utilizando linguagem corporal e frases de efeito, talvez o que mais pesa para o núcleo cômico do longa que fica em uma acadêmia de ginástica. É importante lembrar que todos estão em papéis submissos a suas vontades e em crise intensa, simplesmente deixando a beleza de cada ator por completo.

A história cerca Malkovich, que ao escrever suas memórias após ser demitido, grava em um CD, mas que é deixado na tal acadêmica de ginástica, deixada pela sua "querida" esposa. O paspalhão (Pitt) encontra o CD e uma chantagem nasce. Os interesses e os pontos fracos de todos estão expostos explícita e hilaririamente.

Por mais que ele aposte em cair para o pastelão com Pitt, o humor do filme, no geral, é fino, mesmo se tratando de uma paródia, que por todo tempo está presente no roteiro. O filme mostra para o que veio e pronto, termina, não se perde em nenhum momento e nem enrola. Mas me deixou a sensação de que algo faltou. Vai ver era a expectativa. De qualquer maneira, o filme é exemplar e não fica devendo em nada para uma comédia. Realmente difícil não sair satisfeito da sala de cinema após assistir esse longa.
★★
Queime Depois de Ler (Burn After Reading, EUA, 2008) de Joel e Ethan Coen 

Um comentário:

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...