À DERIVA


Filipa, quatorze anos, filha de um escritor e aparentemente viverá o verão dos sonhos, com praia, sol, amigos e familiares em um belo balneário. Mas esta recorrência é o trampolim para novas descobertas e serve como um ponto referêncial para separar a infância e a adolescência em À Deriva, o novo e mais orgânico filme de Heitor Dhalia.  Orgânico não só pela veracidade e a inevitável identificação com o público, mas também pela construção do longa.

Dhalia parece largar as mentes sombrias de Nina e O Cheiro do Ralo e aqui se posiciona num quadro doloroso de fácil identificação e semelhança. Filipa assiste a dissolução do casamento de seus pais e talvez inconscientemente injeta doses de auto defesa em relação a figura masculina, seja ela com o pai, com o irmão super protegido ou com o namorado, enquanto tem que assumir esta posição para cuidar dos irmãos mais novos - já que a mãe se entrega ao alcoolismo - e também para bater de frente com o pai, que mantém um relacionamento extra conjugal.

Entre movimentos de câmera leves e delicados, Dhalia constrói em paralelo uma vida de descobertas pessoais e de dor, colocando elas juntas de forma esplêndida na melhor cena do filme. A escolha de Laura Neiva para viver Filipa é acertada, pois ela não possui o vício da interpretação e consegue tirar do público algo que talvez um rosto conhecido não conseguisse. A menina é um achado e tanto.

A composição dos quadros de À Deriva é excelente. Ver um trabalho tão bem acabado como este é a certeza que Dhalia nos entrega uma obra madura, delicada e introspectiva no nível certo para se comunicar com a platéia sem buscar o âmago do conflito na narrativa, mas tão rico em sua construção que é o bastante para a compreensão de seu subtexto. 


À Deriva (Idem, Brasil, 2009) de Heitor Dhalia

8 comentários:

  1. Olá PedroGostei dos seus comentários. Só veio ressaltar o que eu já imaginava. QUERO MUITO VER ESSE FILME. Eu vejo nele algo de especial.Abraços e até mais.

    ResponderExcluir
  2. Dhalia parece estar excelente nesse trabalho. Ainda não vi mais pretendo assistir logo.Abs!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, esse "À Deriva" parece ser excelente mesmo! Estou super ansioso para conferir, até porque o Heitor Dhalia é um dos nossos melhores diretores da atualidad

    ResponderExcluir
  4. Não conheço o cinema de Dhalia, mas como essa obra está tendo maior visibilidade que as anteriores, ela deverá servir de porta de entrada. Cassel e Bloch são atrativos à parte.

    ResponderExcluir
  5. stou cada vez mais curioso, espero que passe logo por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu sou fã assumido de Heitor. Nina e O Cheiro do Ralo estão entre os melhores filmes nacionais dos últimos anos. E também são palco de três das grandes atuações já vistas no nosso cinema (Guta Stresser e Myriam Muniz [ambas em Nina] e Selton Mello [O Cheiro do Ralo]).Infelizmente estou me recuperando de uma gripe (não da tão falada, rsrsrs) e não quero ficar saíndo de casa. Desta forma, talvez não possa assistir À Deriva, mas seu texto me deixou mais curioso do que estou.Abs!

    ResponderExcluir
  7. Ah rapaz, muito bom! Gostei muito das suas observações, do filme, como já sabe, e da sessão. heheAté a próxima! []s!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de À Deriva. Achei leve, sincero, bem honesto. Dhália está entrando para a lista de diretores imperdíveis. Parabéns pelas novidades do blog. Bjo!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...