O GUERREIRO GENGHIS KHAN



Indicado ao Oscar de 2008 na categoria de melhor filme estrangeiro, O Guerreiro Genghis Khan parece ser dirigido por Zhang Yimou ou Kim Ki Duk pelo deslumbrante visual que sustenta o filme, mas na verdade foi dirigido pelo russo Sergei Bodrov e acompanha a história do guerreiro da infância até se tornar líder da Mongólia.

A composição dos quadros é de uma beleza impar e pontua as fases de Genghis Khan, mudando iluminação, cartela de cores e outros elementos fotográficos de acordo com a época da vida do guerreiro que é contada. Tudo isso favorece a uma estrutura mais instrospectiva, que na verdade é uma antítese de uma linguagem mais óbvia para um filme deste gênero.

Mas toda beleza do longa de Bodrov não o salva da falta de inovação. A construção ainda tem base épica com o paralelo poético que no fim das contas parece um grande retalho de tentativas para qual caminho o filme deve seguir, perdendo ritmo e o envolvimento. A saturação no desenvolver da trama é apenas uma conseqüência.

É uma pena, pois Bodrov mostra ter a técnica e a competência necessária para entregar um bom filme. Mas o que falta na história do líder Genghis Khan é a clareza em qual método o filme deve seguir. Nesta indecisão, o texto de Arif Aliyev perde forças e nem as boas atuações de Tadanobu Asano e Honglei Sun conseguem reverter esse quadro.

 
O Guerreiro Genghis Khan (Mongol, Russia/Mongólia/Alemanha, 2008) Direção: Sergei Bodrov

6 comentários:

  1. É justamente o que esse filme me pareceu pelas prévias: uma produção competente quanto ao visual, mas um tanto vazia. Só uma correção: ele foi indicado ao Oscar do ano passado.

    ResponderExcluir
  2. ma pena, pois é uma grande história. Merecia melhor construção…

    ResponderExcluir
  3. Não gosto nada do filme. Acho, de longe, o mais fraco da lista de 2008 – que, na realidade, é um desastre. Daqueles, o mais interessante era o polonês Katyn. Se ainda não assistiu, indico este filme!Abs!

    ResponderExcluir
  4. Olá PedroEste não é um filme que instigou minha curiosidade. Conferiria apenas pelas imagens e pela fotografia que devem ser belíssimas.Abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo que não inove, se ao menos for um colírio para oso lhos já prestará para algo!

    ResponderExcluir
  6. Este filme este1 como dublado em ptgruoueas mais na verdade ele este1 em ingleas e legendado em ptgruoueas,gostaria de saber se ne3o tem um filme desse dublado em ptgruoueas, e tambem gostaria de saber se tem previse3o de quando vai ter disponivel, o exterminador do futuro 4 dublado em ptgruoueas obrigado.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...