ANTICRISTO


Sabemos que um filme é bom quando ele deixa rastros em sua mente, imediatamente sugerindo a reflexão sobre o mesmo. Lars Von Trier é um diretor de grandes obras, algumas com status de obra-prima e dizer que suas obras são chocantes chega a ser redundante. Em Anticristo, o diretor mantém o que há de melhor em seu currículo juntando com alto nível de tensão psicológica e constrói o sentimento de culpa de maneira claustrofóbica e intensa, deixando lacunas em sua construção para futuros debates.

O filme tem o peso de seu autor, que sofria de depressão durante as filmagens. As características do cinema de Von Trier estão intactas, e o estado do diretor é reforçada por uma atmosfera sombria e melancólica. Engraçado, pois o prólogo belíssimo e poético foge totalmente do que o diretor está acostumado a fazer. Da poesia ao caos, o texto insere a subjetividade religiosa e cativa o casal interpretado por William Dafoe e Charlotte Gainsbourg, no jardim do Éden, numa espécie de Adão e Eva para um estudo da natureza do mal. 

Se o marido, um frio terapeuta que tenta achar um motivo racional para o desespero de sua esposa, a mesma é uma gangorra de emoções, causada pela morte de seu filho. Mas em comum, os dois tem a auto complacência com características diferentes para cada um deles em extremos completamente diferentes.

Anticristo é uma obra densa, intensa. O sadismo que vem da personagem de Charlotte Gainsbourg e da certa passividade de seu marido toma proporções maiores quando Lars Von Trier os deixa presos em seus planos fechados e extremamente claustrofóbicos. Mas, para catalisar a dor, existe o prazer da carne. Hora de questionar o comportamento humano, ao mesmo tempo em que a noção bíblica também pode ser motivo de discussão.

É impressionante como a tensão é mantida por toda duração do longa, fazendo um caminho inverso do usual, pois os macetes da pós-produção só servem para ironizar a intenção do choque. Imagens fortes existem sim, todas justificadas e que servem para acentuar a insanidade e o sadismo, cercados pela natureza – literalmente falando ou não - e vítimas de uma escolha ocorrida no jardim do Éden, o que fica mais claro no epílogo dicotômico, mas não menos genial.

Anticristo (Antichrist, Dinamarca/Alemanha/França/Suécia/Itália/Polônia, 2009) de Lars Von Trier

11 comentários:

  1. Acho que são as primeiras 5 estrelas que vejo aqui. =O choque.

    ResponderExcluir
  2. Novamente repito o que comentei em alguns blogs: não sei o que pensar desse filme por enquanto, visto que alguns acham péssimos ao passo que outros o consideram uma quase obra-prima. Só digo que geralmente gosto do cinema do diretor e estou ansioso!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a crítica! E me persuadiu de vez que PRECISO ver este filme, e logo.

    ResponderExcluir
  4. O caos reina!!!Te adicionei no msn. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sua crítica! O filme realmente é uma obra prima. 5 estrelas merecidas!!

    ResponderExcluir
  6. O filme é realmente muito bom. Seu post está excelente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Ansiosíssimo pra ver esse!Amanaha é dia de ir ao cinema prestigiar Lars Von Trier… depois comento aqui dizendo o que achei :~]Abs!

    ResponderExcluir
  8. Cara..Assisti ontem e achei horrível, decepcionante!!!Depois se der entra lá no blog que eu coloquei minha opinião de verdade…. fiquei desapontado com o Lars…

    ResponderExcluir
  9. Lars Von Trier me surpeendeu só me surpeendeu esteticamente nesse filme, quanto a quantidade de polêmica por fotograma eu já estava preparado, adorei o filme, e esse blog que já coloquei no meu, como um dos que eu acompanho!!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o filme. Intrigante e fica na mente. Como disseram acima, O Caos Reina!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...