A ONDA


Baseado em fatos reais, Dennis Gansel faz um estudo sócio-político contemporâneo sobre a conduta, idéia de unidade e igualdade em uma narrativa dinâmica, simples e direta no ótimo A Onda, adaptação do filme homônimo, filmado na época dos fatos contados agora por Gansel.

É chocante imaginar que isso realmente aconteceu. Algo realmente cinematográfico. Recrutado para dar um curso sobre autocracia, o professor punk Rainer Wegner, tendia a dar o seu curso sobre anarquia, mas quando o seu salário fala mais alto, Wegner não titubeia. Essa seria uma lacuna a ser discutida, mas deixemo-la de lado, pois o longa de Gansel levanta questões sociais e nossos posicionamentos perante a sociedade à todo o momento e a decrescente crença no ser humano.

Entre os aspectos contemporâneos como os meios de comunicação e as relações entre os alunos, envolvidos pela desconfiança e tremor, os alunos são domados por Wegner com uma tática antiga, dando o falso senso de coletividade a eles. Assim, o grupo que dá nome ao filme é criado e que preza inconscientemente por uma característica básica: A contradição. Enquanto o longa se desenvolve, ele mostra essas lacunas deixadas pelos alunos e por Wegner.

Submissos à um ideal tão vazio quanto o projeto, os alunos nada mais tem o que fazer que viver tal senso e impondo suas forças onde não existem forças de reação, com isso, o caos é instalado. Dentro desta pseudo disciplina ninguém menos que o professor parece ser o mais inocente. E tudo parece piorar e ficar fora de controle, mesmo com protestos contra a criação deste pequeno regime acadêmico.

Na verdade, A Onda mostra até onde nós podemos ir por uma falsa idéia de felicidade, igualdade ou justiça, de certa forma aproximando a Alemanha atual da Alemanha de Hitler, que é reforçado no último ato do longa. Pois a necessidade de um líder em vidas tão precocemente largadas parece ser a melhor solução. Ser domado parece ser uma boa saída para quem, sem sabedoria, já saturou a liberdade.

 
A Onda (Die Welle, Alemanha, 2008) de Dennis Gansel

4 comentários:

  1. Saudações? Achei bastante interessante seu trabalho na web, e resolvi publicar esse recado! Muito bem por isso, e permaneça com sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse filme na escola , além de ser interessante e você aprender muito com ele , ele também é muito engraçado em algumas partes e usa uma linguagem jovem de se contar uma história trágica :)

    ResponderExcluir
  3. Coloquei sua matéria nos meus favoritos e estou aguardando novidades!

    ResponderExcluir
  4. Caro Pedro gostaria de saber se o filme ainda está nos cinemas. Pelo menos aqui em Porto Alegre não qualquer comentário a respeito do filme. Já está nas locadoras de video ?

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...