BILLI PIG

O epítome da identidade nacional está em Billi Pig, novo longa de José Eduardo Belmonte (Se Nada Mais Der Certo, Meu Mundo em Perigo). Surpreende a escolha de Belmonte pela comédia, ainda mais por manter sua característica de desconstrução de persona, mesmo que na forma que atenha à temática. Futebol, samba, revistas de celebridades, programas de TV, fé e a culpa católica, má fé, álcool, sexo e a incessante busca pela fama estão lá, sempre em tom novelesco aliado ao flerte com as chanchadas.

O proposital mau gosto (figurino, números musicais e diálogos que remetem a Falsa Loura (2007) de Carlos Reichenbach) é um eixo para o filme; Belmonte coloca seus personagens no meio termo entre a ingenuidade e a malandragem. Isso possibilita a inclusão de um mote caricato a todos os personagens – cantam a vitória, associam trajes ao comportamento e escondem a infelicidade com drama: trampolim perfeito para gags que ganham moldura televisiva pela montagem que arrasta a narrativa.

O famoso “se dar bem” ganha óticas distintas através dos malandros Wanderley (Selton Mello), o “padre” (Milton Gonçalves em excelente atuação) e do traficante Boca (Otávio Muller) e sua trupe. Entre eles, está a aspirante à atriz Marivalda (Grazi Massafera) e seu porquinho de brinquedo e alterego Billi, que toma feições de Deus e diabo, dependendo do momento que sua dona vive. À margem está um leque infinito de personagens que pouco fazem pelo filme, mas que estampam o pôster com fins lucrativos.

Billi Pig conquista pela ousadia ao ir de encontro com o imaginário brasileiro que engloba harmoniosamente almoços de família, rodoviárias cheias, celulares com som alto, programas de TV dominicais e outras características sem amarras e retoques; O longa de Belmonte rapidamente se configura como uma caricatura e não esconde a hermeticidade que o gênero prevê.

★★
Billi Pig (Idem, Brasil, 2011) de José Eduardo Belmonte

Um comentário:

  1. a eu acho na minha opiniao que ela rmceee esta onde ela chegou pelo que eu vejo nos saites ela e muito dedicada a o que ela faz ela e d+ eu gosto muito dela te amo grazi eu me inspiiiiiiiiiiro um pou nela

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...