BILLI PIG

O epítome da identidade nacional está em Billi Pig, novo longa de José Eduardo Belmonte (Se Nada Mais Der Certo, Meu Mundo em Perigo). Surpreende a escolha de Belmonte pela comédia, ainda mais por manter sua característica de desconstrução de persona, mesmo que na forma que atenha à temática. Futebol, samba, revistas de celebridades, programas de TV, fé e a culpa católica, má fé, álcool, sexo e a incessante busca pela fama estão lá, sempre em tom novelesco aliado ao flerte com as chanchadas.

O proposital mau gosto (figurino, números musicais e diálogos que remetem a Falsa Loura (2007) de Carlos Reichenbach) é um eixo para o filme; Belmonte coloca seus personagens no meio termo entre a ingenuidade e a malandragem. Isso possibilita a inclusão de um mote caricato a todos os personagens – cantam a vitória, associam trajes ao comportamento e escondem a infelicidade com drama: trampolim perfeito para gags que ganham moldura televisiva pela montagem que arrasta a narrativa.

O famoso “se dar bem” ganha óticas distintas através dos malandros Wanderley (Selton Mello), o “padre” (Milton Gonçalves em excelente atuação) e do traficante Boca (Otávio Muller) e sua trupe. Entre eles, está a aspirante à atriz Marivalda (Grazi Massafera) e seu porquinho de brinquedo e alterego Billi, que toma feições de Deus e diabo, dependendo do momento que sua dona vive. À margem está um leque infinito de personagens que pouco fazem pelo filme, mas que estampam o pôster com fins lucrativos.

Billi Pig conquista pela ousadia ao ir de encontro com o imaginário brasileiro que engloba harmoniosamente almoços de família, rodoviárias cheias, celulares com som alto, programas de TV dominicais e outras características sem amarras e retoques; O longa de Belmonte rapidamente se configura como uma caricatura e não esconde a hermeticidade que o gênero prevê.

★★
Billi Pig (Idem, Brasil, 2011) de José Eduardo Belmonte

Comentários

  1. a eu acho na minha opiniao que ela rmceee esta onde ela chegou pelo que eu vejo nos saites ela e muito dedicada a o que ela faz ela e d+ eu gosto muito dela te amo grazi eu me inspiiiiiiiiiiro um pou nela

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas